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Ano A

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Liturgia, Tempo Comum,

Eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus

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Segundo Domingo | Ano A

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15. Janeiro. 2017

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Hoje, dar testemunho não se pode confundir com uma genérica propagação da mensagem ou a mera imposição de uma verdade moral. O testemunho autêntico é como um perfume que se difunde e se manifesta, ao mesmo tempo, de forma discreta e persuasiva. Dar testemunho é, na prática, mostrar as razões da fé, é assumir um estilo de vida belo e atraente que difunde o “perfume do Evangelho”, o bom odor da ação de Deus na vida e no mundoEm 2017, o Segundo Domingo (Ano A) celebra-se no dia 15 de janeiro.

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2 DOMINGO A 2017

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O Segundo Domingo (Ano A) faz ainda eco dos temas e dos textos bíblicos próprios dos tempos de Advento e Natal. Por um lado, com Isaías que fala do Servo de Deus como “luz das nações” (primeira leitura) que traz a salvação (salmo). Por outro, com o extrato do evangelho segundo João que coloca o Batista a designar Jesus Cristo como “Cordeiro de Deus”, o que “batiza no Espírito Santo”, “o Filho de Deus” (evangelho). Esta universalidade da salvação está igualmente presente no trecho inicial da Primeira Carta aos Coríntios (segunda leitura); dela vamos acompanhar a leitura contínua durante vários domingos.

Eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus

Nos três ciclos litúrgicos este é sempre um domingo de “transição” em que se dá a conhecer um texto do evangelho segundo João. Este ano, o fragmento proposto descreve o testemunho que João Batista dá de Jesus Cristo. Antes, o Precursor, por duas vezes, afirma que não o conhecia. Mas João e Jesus não eram primos? Como é que não o conhecia?

João Batista conhecia a identidade humana de Jesus Cristo. Mas há uma outra identidade, a divina, à qual só se pode ter acesso por revelação ou testemunho. Pelas próprias forças não é possível conhecer a plena personalidade de Jesus Cristo.

Neste enquadramento, destacam-se três expressões colocadas na boca do Batista: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”; “Eu vi o Espírito Santo descer do Céu como uma pomba e permanecer sobre Ele”; “Eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus”.

O testemunho do Batista sobre Jesus assenta na sua própria experiência religiosa. Nela podemos ler também toda a experiência religiosa dos crentes de Israel. O povo judeu inicia a obra que culmina em Jesus Cristo, Luz do mundo, Cordeiro de Deus, Filho de Deus. Entretanto, como o próprio confirma, é através do que viu no rio Jordão que João Batista fica capacitado para dar testemunho.

Hoje, dar testemunho não se pode confundir com uma genérica propagação da mensagem ou a mera imposição de uma verdade moral. O testemunho autêntico é como um perfume que se difunde e se manifesta, ao mesmo tempo, de forma discreta e persuasiva. Dar testemunho é, na prática, mostrar as razões da fé, é assumir um estilo de vida belo e atraente que difunde o “perfume do Evangelho”, o bom odor da ação de Deus na vida e no mundo.

Louvor

Em “Ano Mariano”, a dinâmica deste tempo designado como “comum” sugere a valorização da atitude de “louvor”. Dar testemunho é também louvar. Com e como Maria, somos convidados a cantar as maravilhas de Deus: “A minha alma glorifica ao Senhor”. Com humildade, proclamamos que todas as “maravilhas” são dom de Deus. Esta é a beleza e também a força da vida cristã que reconhece o louvor como um dom. Na liturgia testemunhamo-lo com as palavras do Prefácio IV do Tempo Comum: “Vós não precisais dos nossos louvores e poder glorificar-Vos é dom da vossa bondade; porque os nossos hinos de bênção, nada aumentando à vossa infinita grandeza, alcançam-nos a graça da salvação”.

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4AdventoA16_SITE
Advento, Liturgia,

Será chamado “Emanuel”, que quer dizer “Deus connosco”

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Quarto Domingo de Advento | Ano A

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18. Dezembro. 2016

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Maria e José ficaram espantados com a missão que lhes foi confiada. Esse espanto que enche de temor abre os seus corações à ação do Espírito Santo. Nem mais! Nas profundezas do coração, lá onde se fazem todas as perguntas, lá onde se tomam as decisões, José e Maria encontram Deus. Um Deus que fala no silêncio. O mesmo pode acontecer connoscoEm 2016, o Quarto Domingo de Advento (Ano A) celebra-se no dia 18 de dezembro.

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4AdventoA2016

 

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O Quarto Domingo de Advento (Ano A) conduz-nos ao início do evangelho segundo Mateus: o relato da Anunciação a José, uma página que entronca Jesus na genealogia de David (evangelho). Para isso, Mateus conjuga o anúncio com um sonho. José aceita a missão, permitindo assim que Jesus fique associado à linhagem messiânica: José é descendente de David. A intervenção do Espírito Santo na conceção do Menino cumpre a profecia de Isaías (primeira leitura): o Emanuel (Deus connosco) nascerá de Maria. Do coração dos crentes, brota um cântico de alegria (salmo). E Paulo vive a missão de anunciar esta Boa Nova (segunda leitura).

«Será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’»

Anunciação do Anjo é uma expressão que faz pensar, quase se imediato, na visita do Anjo a Maria. Mas essa é uma das perspetivas, a que chegou até nós pela pena de Lucas. Contudo, outro evangelista, Mateus, põe em destaque a visita a José: a Anunciação do Anjo a José.

Nas aldeias e cidades, nas casas e nas igrejas, adornam-se e iluminam-se as montras e as ruas, as portas e as janelas… Os presépios ganham forma, ainda que sejam cada vez mais discretos, tendo sido substituídos por presentes e/ou imagens promovidas por campanhas publicitárias. Em qualquer caso, são sinais da festa que se aproxima (até para muitos que não acreditam!).

Mateus, decalcando Isaías, clarifica: o sinal, por excelência, é o da Virgem que vai dar à luz um Menino: «Será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’». Emanuel (em hebraico) traduz-se por «Deus connosco». Esta é a sua missão: assumir a nossa humanidade para que Deus seja connosco, se torne um de nós (em tudo, exceto no pecado).

É precisamente o «pecado» que remete para a plenitude da missão, de acordo com a indicação dada pelo mensageiro divino: o seu nome próprio será «Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Jesus (em hebraico) significa «o Senhor salva».

«Emanuel» e «Jesus» são os sinais mais verdadeiros do Natal: Deus é connosco para nos salvar. Será que os desejos e presentes que vamos trocar com os familiares e amigos se podem converter em sinais da presença de Deus, sinais de salvação?

Silêncio de intimidade

Maria e José ficaram espantados com a missão que lhes foi confiada. Esse espanto que enche de temor abre os seus corações à ação do Espírito Santo. Nem mais! Nas profundezas do coração, lá onde se fazem todas as perguntas, lá onde se tomam as decisões, José e Maria encontram Deus. Um Deus que fala no silêncio. O mesmo pode acontecer connosco. Isso é o Natal! Para o fazer acontecer é preciso mergulhar na intimidade do nosso ser, envolvê-la de silêncio, um silêncio de intimidade. «Preparamo-nos então a celebrar o Natal contemplando Maria e José: Maria, a mulher cheia de graça que teve a coragem de se confiar totalmente à Palavra de Deus; José, o homem fiel e justo que preferiu acreditar no Senhor em vez de ouvir as vozes da dúvida e do orgulho humano. Caminhemos com eles rumo a Belém» (Francisco, Angelus, 22 de dezembro de 2013).

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3adventoa16_site
Advento, Liturgia,

Ide contar o que vedes e ouvis

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Terceiro Domingo de Advento | Ano A

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11. Dezembro. 2016

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A alegria está aí! Este é o «Domingo da Alegria», o Terceiro de Advento (Ano A). Uma alegria já proclamada pelo profeta Isaías ao povo exilado, alegria que é trazida por Deus. Tenhamos confiança! Deus vem salvar-nos . E, como exorta Tiago, esperemos com paciência: desejando a «vinda do Senhor», permanecendo firmes na fé e vigilantes na esperança. Em 2016, o Terceiro Domingo de Advento (Ano A) celebra-se no dia 11 de dezembro.

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3AdventoA2016

 

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Estará João Batista impaciente? Ele manda perguntar a Jesus: «És Tu Aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?» (evangelho). Jesus Cristo responde com atos, os mesmos que cumprem as profecias. Então, para nós, a alegria está aí! Este é o «Domingo da Alegria», o Terceiro de Advento (Ano A). Uma alegria já proclamada pelo profeta Isaías ao povo exilado, alegria que é trazida por Deus (primeira leitura). Tenhamos confiança! Deus vem salvar-nos (salmo). E, como exorta Tiago, esperemos com paciência: desejando a «vinda do Senhor» (segunda leitura), permanecendo firmes na fé e vigilantes na esperança.

«Ide contar o que vedes e ouvis»

João Batista é um verdadeiro profeta, «mais que profeta», é o Precursor. O elogio que recebe de Jesus confirma essa missão: dispor o coração dos outros para se abrirem à ação de Deus. Mesmo na prisão, não deixa de apontar para «Aquele que há de vir», como sempre o fez.

O caminho do Messias, que Deus o encarregou de preparar, mantém-se no centro das suas ocupações. Então, talvez não esteja impaciente. O envio dos discípulos com uma questão, mais do que uma dúvida, é porventura uma estratégia para os levar até Jesus, para os fazer contemplar os sinais da vinda do Messias.

Jesus, entrando no jogo, não oferece uma resposta passiva, do género «Sim, sou o Messias» ou «Não sou, tendes de esperar outro». A resposta é duplamente ativa: fala-lhes da mudança que está a acontecer — «os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres» — e, ao mesmo tempo, convida-os a dar testemunho: «Ide contar [a João] o que vedes e ouvis».

A resposta remete para a vida, para as atitudes e comportamentos, neste caso, marcados pelo amor aos outros, pela alegria das palavras. Hoje, o que temos para contar? Se nos perguntarem se somos discípulos missionários de Jesus Cristo ou é preciso esperar outros, como respondemos? Podemos dizer, como Jesus, para verem o que fazemos e ouvirem o que dizemos? O nosso dia é preenchido com gestos de amor ou só com palavras e intenções?

Silêncio alegre

A prática das obras de misericórdia permite-nos experimentar a mesma alegria vivida por Jesus Cristo. E para tornar atuais os sinais messiânicos, temos de começar pela contemplação silenciosa do outro. Sem juízos prévios. Primeiro, abrir os olhos e os ouvidos para perceber as suas necessidades reais e, depois, agir com eficácia, à maneira de Jesus Cristo. Então, desse silêncio ativo brotará o silêncio alegre da salvação. Neste processo, acompanha-nos a jovem de Nazaré, Maria. «A Ela o Anjo disse: ‘Alegra-te, ó cheia de graça: o Senhor está contigo’ (Lucas 1, 28). Que Ela nos obtenha viver a alegria do Evangelho em família, no trabalho, na paróquia e em todos os ambientes. Uma alegria íntima, feita de admiração e ternura. A que sente uma mãe quando olha para o seu filho recém-nascido, e sente que é um dom de Deus, um milagre que se deve agradecer!» (Francisco, Angelus, 15 de dezembro de 2013).

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Advento, Liturgia,

Praticai ações que se conformem ao arrependimento que manifestais

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Segundo Domingo de Advento | Ano A

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4. Dezembro. 2016

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O Advento diz-nos que a vida pode renascer repleta de paz. O protagonista é Deus. A esperança tem de ser posta em Deus, não em nós. Por isso, o Advento convida a uma atitude que torne possível a obra salvadora de Deus. Antes de mais, deixar Deus agir em nós, como MariaEm 2016, o Segundo Domingo de Advento (Ano A) celebra-se no dia 4 de dezembro.

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2AdventoA2016

 

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Saboreemos os textos bíblicos propostos para o Segundo Domingo de Advento (Ano A): poema de Isaías, cântico de esperança, exortação de Paulo, estímulo determinado de João Batista. A Liturgia da Palavra prepara os corações para o grande Acontecimento. Isaías não desiste de cantar e de afirmar a sua fé na promessa (primeira leitura): Deus faz tábua rasa de toda a espécie de mal; e faz renascer a vida. Um rei há de vir, um messias, filho de David. Deus dar-lhe-á a sua justiça (salmo). Será o salvador de todos. Tudo isto «foi escrito para nossa instrução, a fim de que […] tenhamos esperança» (segunda leitura). Abramos os nossos corações, preparemos o caminho do Senhor (evangelho)!

«Praticai ações que se conformem ao arrependimento que manifestais»

João Batista, que juntamente com Isaías e Maria marcam este tempo de Advento, é uma figura incontornável. Mateus condensa a sua pregação: «Arrependei-vos, porque está perto o reino dos Céus». Jesus Cristo vai assumi-la e dar-lhe plenitude. De João a Jesus, passa-se do batismo com «água» ao batismo «no Espírito Santo e no fogo».

A opção em viver no deserto, em extrema sobriedade, e a força da sua mensagem atraem as multidões. Ele transporta uma credibilidade que o ultrapassa: não atua em proveito pessoal nem oferece um caminho de facilidade, antes sacode os ouvintes com uma linguagem quase a raiar o insulto. «Raça de víboras» — diz diretamente a alguns. Por bem menos, outros foram expulsos e perseguidos! Por agora não é o caso, até porque são muitos os que se aproximam para receber o batismo de conversão, nas águas do rio Jordão. Como é que este homem provocador e exigente propõe um caminho que atrai? Talvez por ser ele próprio o primeiro exemplo para os seus contemporâneos.

O caminho para Deus exige preparação. Uma preparação nutrida por uma autêntica conversão. Trata-se de uma profunda transformação do coração e da vida. Nada de superficialidade. João Batista desafia à coerência entre a palavra e a ação, entre o desejo e a prática: «Praticai ações que se conformem ao arrependimento que manifestais».

Silêncio aberto à paz

O Advento diz-nos que a vida pode renascer repleta de paz. O protagonista é Deus. A esperança tem de ser posta em Deus, não em nós. Por isso, o Advento convida a uma atitude que torne possível a obra salvadora de Deus. Antes de mais, deixar Deus agir em nós, como Maria. Em contemplação silenciosa e orante da nossa vida veremos (mais) claramente o que precisa de conversão para alcançarmos a paz, primeiro dentro de nós, depois fora de nós, à nossa volta. «João Baptista continua a falar através dos séculos, a cada geração. […]. A ‘voz’ do grande profeta pede que preparemos o caminho ao Senhor que vem, nos desertos de hoje, desertos exteriores e interiores, sequiosos da água viva que é Cristo. Guie-nos a Virgem Maria a uma verdadeira conversão do coração, para que possamos fazer as opções necessárias para sintonizar as nossas mentalidades com o Evangelho» (Bento XVI, Angelus, 9 de dezembro de 2007).

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1adventoa16_site
Advento, Liturgia,

Virá o Filho do homem

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Primeiro Domingo de Advento | Ano A

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27. Novembro. 2016

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O fragmento do evangelho proposto para o Primeiro Domingo de Advento dá o tom, não só ao tempo litúrgico, mas também a toda a nossa vida cristã. Estar preparado significa estar aí, todo inteiro, estar presente e vigilante. Esta vigilância interior é um grande dom: abre ao silêncio ativo, à espera contemplativa, sem inquietação ou intranquilidade. Estar presente à vida e ao que nela acontece é a melhor maneira de preparar a vinda do «Filho do homem». Em 2016, o Primeiro Domingo de Advento (Ano A) celebra-se no dia 27 de novembro.

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1AdventoA2016

 

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Entre nós, os dias diminuem, a luz é menos intensa, o frio aumenta, e, com tudo isto, até se ressente o nosso ânimo. Ora, a palavra de Deus provoca um autêntico sobressalto nesta melancolia! Início do ano litúrgico (Ano A), Primeiro Domingo de Advento, «caminhemos» (primeira leitura), «vamos com alegria» (salmo), «chegou a hora de nos levantarmos do sono» (segunda leitura), «vigiai» (evangelho)! O profeta Isaías toma-nos pela mão, para nos acompanhar nas quatro etapas em direção ao Natal. Hoje, quer reavivar a nossa esperança: a promessa vai realizar-se, a paz há de chegar a Jerusalém. É preciso, por isso, estar preparado para o dia da salvação, diz Paulo. E Jesus Cristo, o próprio, convida-nos a vigiar, a desejar a sua vinda ao nosso coração, à nossa vida.

«Virá o Filho do homem»

O fragmento do evangelho proposto para o Primeiro Domingo de Advento dá o tom, não só ao tempo litúrgico, mas também a toda a nossa vida cristã. Pode ser dividido em duas partes. A primeira procura uma imagem que dê a entender como será o regresso glorioso de Jesus Cristo, no final dos tempos. A segunda é uma exortação à vigilância, com destaque para a surpresa do acontecimento que nos pode apanhar desprevenidos. Porquê a alusão aos «dias de Noé»? Talvez para dizer que os seus contemporâneos tiveram muito tempo (a arca demorou 120 anos a ser concluída!) para perceber os «sinais dos tempos». Contudo, mergulhados na procura dos prazeres imediatos, não «viram» o que estava a acontecer, nem mudaram a maneira de viver. E hoje, como seria?

A expressão «virá o Filho do homem» é utilizada por Jesus para falar de si e em relação ao momento da sua vinda. Insiste, para dizer que não há previsão ou estatística que possa antecipar essa «hora». E não remete para a passividade, nem apenas para o futuro. Mas para a atividade e o presente. Jesus propõe que cada um assuma a sua existência. Estar preparado é, portanto, a única atitude. Estar preparado significa estar aí, todo inteiro, estar presente e vigilante. Esta vigilância interior é um grande dom: abre ao silêncio ativo, à espera contemplativa, sem inquietação ou intranquilidade. Estar presente à vida e ao que nela acontece é a melhor maneira de preparar a vinda do «Filho do homem».

Silêncio vigilante

O Advento, que evoca o passado (veio) e abre ao futuro (virá), é ocasião para habitar o presente (vem), viver com plena consciência o quotidiano. É tempo litúrgico, mas tem de ser também uma maneira de estar na vida. É oportunidade para crescer na esperança e acolher Deus, em silêncio vigilante. «O modelo desta atitude espiritual, deste modo de ser e de caminhar na vida, é a Virgem Maria. Uma simples jovem de aldeia, que tem no coração toda a esperança de Deus! No seu seio, a esperança de Deus assumiu a carne, fez-se homem, fez-se história: Jesus Cristo. […] Deixemo-nos guiar por ela, que é mãe, é mãe e sabe guiar-nos. Deixemo-nos orientar por Ela neste tempo de espera e de vigilância laboriosa» (Francisco, Angelus, 1 de dezembro de 2013).

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