Browsing Tag

Novo Testamento

2Timoteo_FACEPOST_tema
Tempo Comum,

Segunda Carta a Timóteo

no comment

[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” gutter_width=”3″ padding_mobile=”off” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” column_padding_mobile=”on”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Subtítulo superior” background_layout=”light” text_orientation=”left” text_font_size=”14″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” custom_margin=”-20px||-2px|” text_font=”|||on|”]

Tempo Comum | Anos Pares

[/et_pb_text][et_pb_post_title admin_label=”Título” title=”on” meta=”off” author=”on” date=”on” categories=”on” comments=”on” featured_image=”off” featured_placement=”below” parallax_effect=”on” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_color=”dark” text_background=”off” text_bg_color=”rgba(255,255,255,0.9)” module_bg_color=”rgba(255,255,255,0)” title_all_caps=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_post_title][et_pb_divider admin_label=”Divider” color=”#f99f1c” show_divider=”on” divider_style=”dotted” divider_position=”top” divider_weight=”1″ hide_on_mobile=”off”] [/et_pb_divider][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”Row” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” gutter_width=”3″ padding_mobile=”off” custom_margin=”-15px|||” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” parallax_2=”off” parallax_method_2=”off” column_padding_mobile=”on”][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_divider admin_label=”Divider” color=”#ffffff” show_divider=”off” height=”10″ divider_style=”solid” divider_position=”top” divider_weight=”1″ hide_on_mobile=”on”] [/et_pb_divider][et_pb_post_title admin_label=”Data” title=”off” meta=”on” author=”off” date=”on” date_format=”j. F. Y” categories=”off” comments=”off” featured_image=”off” featured_placement=”below” parallax_effect=”on” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_color=”dark” text_background=”off” text_bg_color=”rgba(255,255,255,0.9)” module_bg_color=”rgba(255,255,255,0)” title_all_caps=”off” meta_font_size=”14″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” title_text_color=”#794e0e” meta_text_color=”#794e0e”] [/et_pb_post_title][et_pb_post_title admin_label=”Categorias” title=”off” meta=”on” author=”off” date=”off” categories=”on” comments=”off” featured_image=”off” featured_placement=”below” parallax_effect=”on” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_color=”dark” text_background=”off” text_bg_color=”rgba(255,255,255,0.9)” module_bg_color=”rgba(255,255,255,0)” title_all_caps=”off” meta_font_size=”14″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” meta_text_color=”#794e0e” custom_margin=”-30px|||”] [/et_pb_post_title][et_pb_divider admin_label=”Divider” color=”#ffffff” show_divider=”off” divider_style=”solid” divider_position=”top” divider_weight=”1″ hide_on_mobile=”on”] [/et_pb_divider][et_pb_image admin_label=”ASPAS” src=”http://labfe.pt/wp-content/uploads/2016/01/aspas_cima.png” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” animation=”top” sticky=”on” align=”center” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” custom_margin=”||-20px|” use_overlay=”off”] [/et_pb_image][et_pb_testimonial admin_label=”Citação” url_new_window=”off” quote_icon=”off” use_background_color=”off” background_color=”#f5f5f5″ background_layout=”light” text_orientation=”left” quote_icon_color=”#c67e16″ body_font_size=”13″ body_text_color=”#c67e16″ use_border_color=”on” border_color=”#ffffff” border_style=”dotted” custom_margin=”5px|5px|5px|5px” custom_padding=”15px|15px||15px”]

A Segunda Carta a Timóteo é, muito provavelmente, obra de um discípulo de Paulo que, por gratidão e sentido de justiça, atribui ao seu mestre o que escreve, alguns decénios após a morte do Apóstolo. Esta Carta é proposta para os dias feriais (quarta-feira a sábado) da nona semana dos «anos pares».

[/et_pb_testimonial][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

A Segunda Carta a Timóteo é, muito provavelmente, obra de um discípulo de Paulo que, por gratidão e sentido de justiça, atribui ao seu mestre o que escreve, alguns decénios após a morte do Apóstolo.

Esta Carta é proposta para os dias feriais (quarta-feira a sábado) da nona semana dos «anos pares».

Quanto ao género literário e conteúdo (mas não quanto à língua e teologia) distingue-se da primeira Carta a Timóteo e da Carta a Tito. Estas expõem, de facto, prescrições eclesiásticas destinadas à organização ministerial das Igrejas, já que transmitem os critérios para a seleção dos candidatos aos vários ministérios de diácono, presbítero e bispo, e para a admissão à ordem das viúvas.

A Segunda Carta a Timóteo, pelo contrário, apresenta-se como testamento de Paulo, um artifício literário utilizado pelo hagiógrafo evidentemente para exortar com mais força e autoridade os seus destinatários.

A forma de testamento aparece particularmente nos versículos em que «Paulo» diz: «Quanto a mim, o meu sangue está para ser derramado em libação […] combati o bom combate […]» (2Timóteo, 4, 6-8).

Mas é testamento também a entrega do «bom depósito da fé» (1, 14). Também o são as previsões obscuras para o futuro (na realidade o presente de quem escreve), acerca da decadência generalizada dos costumes (3, 1-9), a presença de malvados e de impostores (3, 13) e, finalmente, acerca dos mestres do erro que hão de deturpar a sã doutrina para se voltarem para fábulas e mitos (4, 1-4).

E são testamento espiritual as admoestações feitas a Timóteo (e a todos os herdeiros do ministério paulino) para aquelas três previsões: «Tu, porém, conheces de perto as perseguições que sofri» (3, 11); «Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste» (3, 14); «Tu, porém, faz o trabalho de um anunciador do Evangelho» (4, 5).

São testamento também os muitos outros imperativos com os quais o Apóstolo procura fortalecer Timóteo e todos os futuros responsáveis das Igrejas: «Convido-te a reavivar o dom de Deus que está em ti pela imposição das minhas mãos» (1, 6); «Não te envergonhes de dar testemunho de Nosso Senhor» (1, 8); «Toma por modelo as sãs palavras que ouviste de mim» (1, 13); «O que ouviste de mim transmite-o a homens de confiança» (cf. 2, 2); «Lembra-te destas coisas…» (2, 14).

© Giuseppe de Carlo | Editora Paulus
© Adaptado pelo Laboratório da fé

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

2Pedro_FACEPOST_tema
Tempo Comum,

Segunda Carta de Pedro

no comment

[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” gutter_width=”3″ padding_mobile=”off” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” column_padding_mobile=”on”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Subtítulo superior” background_layout=”light” text_orientation=”left” text_font_size=”14″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” custom_margin=”-20px||-2px|” text_font=”|||on|”]

Tempo Comum | Anos Pares

[/et_pb_text][et_pb_post_title admin_label=”Título” title=”on” meta=”off” author=”on” date=”on” categories=”on” comments=”on” featured_image=”off” featured_placement=”below” parallax_effect=”on” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_color=”dark” text_background=”off” text_bg_color=”rgba(255,255,255,0.9)” module_bg_color=”rgba(255,255,255,0)” title_all_caps=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_post_title][et_pb_divider admin_label=”Divider” color=”#f99f1c” show_divider=”on” divider_style=”dotted” divider_position=”top” divider_weight=”1″ hide_on_mobile=”off”] [/et_pb_divider][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”Row” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” gutter_width=”3″ padding_mobile=”off” custom_margin=”-15px|||” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” parallax_2=”off” parallax_method_2=”off” column_padding_mobile=”on”][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_divider admin_label=”Divider” color=”#ffffff” show_divider=”off” height=”10″ divider_style=”solid” divider_position=”top” divider_weight=”1″ hide_on_mobile=”on”] [/et_pb_divider][et_pb_post_title admin_label=”Data” title=”off” meta=”on” author=”off” date=”on” date_format=”j. F. Y” categories=”off” comments=”off” featured_image=”off” featured_placement=”below” parallax_effect=”on” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_color=”dark” text_background=”off” text_bg_color=”rgba(255,255,255,0.9)” module_bg_color=”rgba(255,255,255,0)” title_all_caps=”off” meta_font_size=”14″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” title_text_color=”#794e0e” meta_text_color=”#794e0e”] [/et_pb_post_title][et_pb_post_title admin_label=”Categorias” title=”off” meta=”on” author=”off” date=”off” categories=”on” comments=”off” featured_image=”off” featured_placement=”below” parallax_effect=”on” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_color=”dark” text_background=”off” text_bg_color=”rgba(255,255,255,0.9)” module_bg_color=”rgba(255,255,255,0)” title_all_caps=”off” meta_font_size=”14″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” meta_text_color=”#794e0e” custom_margin=”-30px|||”] [/et_pb_post_title][et_pb_divider admin_label=”Divider” color=”#ffffff” show_divider=”off” divider_style=”solid” divider_position=”top” divider_weight=”1″ hide_on_mobile=”on”] [/et_pb_divider][et_pb_image admin_label=”ASPAS” src=”http://labfe.pt/wp-content/uploads/2016/01/aspas_cima.png” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” animation=”top” sticky=”on” align=”center” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” custom_margin=”||-20px|” use_overlay=”off”] [/et_pb_image][et_pb_testimonial admin_label=”Citação” url_new_window=”off” quote_icon=”off” use_background_color=”off” background_color=”#f5f5f5″ background_layout=”light” text_orientation=”left” quote_icon_color=”#c67e16″ body_font_size=”13″ body_text_color=”#c67e16″ use_border_color=”on” border_color=”#ffffff” border_style=”dotted” custom_margin=”5px|5px|5px|5px” custom_padding=”15px|15px||15px”]

Nos «anos pares», na segunda e terça-feira da nona semana, a liturgia propõe dois textos da Segunda Carta de Pedro (respetivamente o trecho da abertura e o do fecho), nos quais, pondo de lado os tons diretamente polémicos, o autor descreve a beleza da eleição cristã, com os compromissos que dela derivam. É uma Carta muito breve (consta apenas de três capítulos) e, provavelmente, representa um dos últimos documentos do Novo Testamento, acolhido no cânone cerca do século quinto depois de Cristo.

[/et_pb_testimonial][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Nos «anos pares», na nona semana, a liturgia propõe dois escritos neotestamentários: a Segunda Carta de Pedro (segunda-feira e terça-feira) e a Segunda Carta a Timóteo (de quarta-feira a sábado).

A Segunda Carta de Pedro é muito breve (consta apenas de três capítulos) e, provavelmente, representa um dos últimos documentos do Novo Testamento, acolhido no cânone cerca do século quinto depois de Cristo.

Quem escreveu foi, provavelmente, um discípulo de Pedro, que terá vivido entre o final do século primeiro e o começo do século segundo (depois de Cristo), que lhe deu o nome do Apóstolo para conferir autoridade ao que afirma.

Tal como a Carta de Tiago, as Cartas de João, a Carta de Judas e a Primeira Carta de Pedro, a Segunda Carta de Pedro é considerada «católica» enquanto endereçada não a uma Igreja particular, mas a todos os cristãos.

Com tons duros e vocabulário por vezes difícil, manifesta o ímpeto de um anunciador de Cristo, obrigado a assistir à difusão de doutrinas falsas, corruptoras da mensagem evangélica, precisamente no momento em que sente próxima a sua morte (cf. 1, 14), e por isso nota nitidamente que tem pouca margem para intervir. Daqui a urgência e a decisão de escrever uma «carta/testamento» na qual chama a atenção — afim de continuar o seu testemunho — para o núcleo dos seus ensinamentos e dos ensinamentos recebidos dos profetas e dos Apóstolos (cf. 3, 1-2).

As secções centrais da Carta ilustram de perto os termos da questão.

O que preocupa o autor diz respeito, precisamente, à ação dos «falsos mestres», os quais introduzem heresias na comunidade, pregam erros, exploram avidamente os cristãos e vivem na imoralidade (2, 1-22). Mas se a sua condenação é forte e sem meias medidas, e o juízo de Deus é certo, deixa subentendido o conteúdo das suas pregações, que sabe que é conhecido dos seus primeiros destinatários.

Por aquilo que o texto nos deixa entender, conseguimos supor a influência das correntes filosóficas, gnósticas e semelhantes sobre essas pessoas, baseada numa interpretação arbitrária das Escrituras.

Um problema espinhoso diz respeito ao atraso da parusia, de que muitos se aproveitam para enfraquecer a fé dos cristãos, deturpando até o pensamento de Paulo. Sem hesitação o autor assegura que Jesus voltará porque é fiel às Suas promessas (3, 1-10). Legitima esta sua afirmação, e todo o arrazoado da sua Carta, na base de dois elementos: ele foi testemunha ocular da Transfiguração de Cristo, a qual é penhor e antecipação do seu regresso (cf. 1, 6-18); além disso, a Escritura profética tem um carácter inspirado (cf. 1, 21).

Portanto, o testemunho dos Apóstolos por um lado, e a fidelidade à Escritura interpretada à luz do Espírito, e não subjetivamente, por outro, constituem a base do verdadeiro ensinamento, que a comunidade deve escutar.

A liturgia propõe somente dois textos da Carta (respetivamente o trecho da abertura e o do fecho), nos quais, pondo de lado os tons diretamente polémicos, o autor descreve a beleza da eleição cristã, com os compromissos que dela derivam.

© Giuseppe de Carlo | Editora Paulus
© Adaptado pelo Laboratório da fé

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

CartaJudas_FACEPOST_tema
Tempo Comum,

Carta de Judas

no comment

[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” gutter_width=”3″ padding_mobile=”off” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” column_padding_mobile=”on”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Subtítulo superior” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” custom_margin=”-20px||-2px|” text_font=”|||on|”]

Tempo Comum | Anos Pares

[/et_pb_text][et_pb_post_title admin_label=”Título” title=”on” meta=”off” author=”on” date=”on” categories=”on” comments=”on” featured_image=”off” featured_placement=”below” parallax_effect=”on” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_color=”dark” text_background=”off” text_bg_color=”rgba(255,255,255,0.9)” module_bg_color=”rgba(255,255,255,0)” title_all_caps=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_post_title][et_pb_divider admin_label=”Divider” color=”#f99f1c” show_divider=”on” divider_style=”dotted” divider_position=”top” divider_weight=”1″ hide_on_mobile=”off”] [/et_pb_divider][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”Row” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” gutter_width=”3″ padding_mobile=”off” custom_margin=”-15px|||” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” parallax_2=”off” parallax_method_2=”off” column_padding_mobile=”on”][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_divider admin_label=”Divider” color=”#ffffff” show_divider=”off” height=”10″ divider_style=”solid” divider_position=”top” divider_weight=”1″ hide_on_mobile=”on”] [/et_pb_divider][et_pb_post_title admin_label=”Data” title=”off” meta=”on” author=”off” date=”on” date_format=”j. F. Y” categories=”off” comments=”off” featured_image=”off” featured_placement=”below” parallax_effect=”on” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_color=”dark” text_background=”off” text_bg_color=”rgba(255,255,255,0.9)” module_bg_color=”rgba(255,255,255,0)” title_all_caps=”off” meta_font_size=”14″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” title_text_color=”#794e0e” meta_text_color=”#794e0e”] [/et_pb_post_title][et_pb_post_title admin_label=”Categorias” title=”off” meta=”on” author=”off” date=”off” categories=”on” comments=”off” featured_image=”off” featured_placement=”below” parallax_effect=”on” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_color=”dark” text_background=”off” text_bg_color=”rgba(255,255,255,0.9)” module_bg_color=”rgba(255,255,255,0)” title_all_caps=”off” meta_font_size=”14″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” meta_text_color=”#794e0e” custom_margin=”-30px|||”] [/et_pb_post_title][et_pb_divider admin_label=”Divider” color=”#ffffff” show_divider=”off” divider_style=”solid” divider_position=”top” divider_weight=”1″ hide_on_mobile=”on”] [/et_pb_divider][et_pb_image admin_label=”ASPAS” src=”http://labfe.pt/wp-content/uploads/2016/01/aspas_cima.png” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” animation=”top” sticky=”on” align=”center” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” custom_margin=”||-20px|” use_overlay=”off”] [/et_pb_image][et_pb_testimonial admin_label=”Citação” url_new_window=”off” quote_icon=”off” use_background_color=”off” background_color=”#f5f5f5″ background_layout=”light” text_orientation=”left” quote_icon_color=”#c67e16″ body_font_size=”13″ body_text_color=”#c67e16″ use_border_color=”on” border_color=”#ffffff” border_style=”dotted” custom_margin=”5px|5px|5px|5px” custom_padding=”15px|15px||15px”]

A Carta de Judas, tão breve que nem precisa de subdivisão em capítulos, é proposta à audição da comunidade no único dia de sábado da oitava semana (anos pares).

[/et_pb_testimonial][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

A Carta de Judas, tão breve que nem precisa de subdivisão em capítulos, é proposta à audição da comunidade no único dia de sábado da oitava semana (anos pares).

O tema tratado é só um: o dos mestres do erro, orgulhosos e aduladores, libertinos e escravos das suas paixões, inspiradores e provocadores de divisões na comunidade.

Do documento não se consegue saber muito acerca do ensinamento deles e dos seus procedimentos, porque o autor está sobretudo interessado em demonizá-los, para manter longe deles os seus ouvintes. A Carta nem chega a fornecer quaisquer indicações acerca deles.

Para conseguir o seu intento, «Judas» retrata os mestres do erro com figuras bíblicas: são como a geração do Êxodo que Deus exterminou no deserto; ou como os anjos que pecaram e foram algemados no abismo das trevas; ou como Sodoma e Gomorra, que pelas suas impudicícias se encontram no fogo eterno.

Esses tais, que blasfemam sobre aquilo que ignoram, encontram-se no extremo oposto do arcanjo Miguel o qual, na disputa pela posse do corpo de Moisés, não ousou acusar o demónio com palavras ofensivas, mas entregou a sua causa ao juízo de Deus.

Os mestres do erro encaminharam-se pelas veredas de Caim e provocaram um escândalo como Balaão.

Depois, após os terríveis precedentes bíblicos, o autor continua a descrever os seus adversários com exemplos extraídos da natureza: são como nuvens sem água e árvores sem frutos; como ondas do mar e astros errantes.

A citação tirada do livro apócrifo de Henoc (apresentado como profeta) anuncia o juízo de Deus, e os Apóstolos (cf. 1Timóteo 4, 1) predisseram a vinda desses indivíduos como impostores e vítimas das suas próprias paixões.

É necessário que os crentes se guardem dos ímpios e se mantenham afastados deles, sobretudo os que vacilam, e arranquem das suas mãos os que estão em grande perigo. Quanto a esses, devem ser objeto de compaixão e de vigilância, porque a sua carnalidade é contaminadora.

© Lecionário Comentado | Editora Paulus
© Adaptado pelo Laboratório da fé

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

1Pedro_FACEPOST_tema
Liturgia, Tempo Comum,

Primeira Carta de Pedro

no comment

[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” gutter_width=”3″ padding_mobile=”off” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” column_padding_mobile=”on”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Subtítulo superior” background_layout=”light” text_orientation=”left” text_font_size=”14″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” custom_margin=”-20px||-2px|” text_font=”|||on|”]

Tempo Comum | Anos Pares

[/et_pb_text][et_pb_post_title admin_label=”Título” title=”on” meta=”off” author=”on” date=”on” categories=”on” comments=”on” featured_image=”off” featured_placement=”below” parallax_effect=”on” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_color=”dark” text_background=”off” text_bg_color=”rgba(255,255,255,0.9)” module_bg_color=”rgba(255,255,255,0)” title_all_caps=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_post_title][et_pb_divider admin_label=”Divider” color=”#f99f1c” show_divider=”on” divider_style=”dotted” divider_position=”top” divider_weight=”1″ hide_on_mobile=”off”] [/et_pb_divider][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”Row” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” gutter_width=”3″ padding_mobile=”off” custom_margin=”-15px|||” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” parallax_2=”off” parallax_method_2=”off” column_padding_mobile=”on”][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_divider admin_label=”Divider” color=”#ffffff” show_divider=”off” height=”10″ divider_style=”solid” divider_position=”top” divider_weight=”1″ hide_on_mobile=”on”] [/et_pb_divider][et_pb_post_title admin_label=”Data” title=”off” meta=”on” author=”off” date=”on” date_format=”j. F. Y” categories=”off” comments=”off” featured_image=”off” featured_placement=”below” parallax_effect=”on” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_color=”dark” text_background=”off” text_bg_color=”rgba(255,255,255,0.9)” module_bg_color=”rgba(255,255,255,0)” title_all_caps=”off” meta_font_size=”14″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” title_text_color=”#794e0e” meta_text_color=”#794e0e”] [/et_pb_post_title][et_pb_post_title admin_label=”Categorias” title=”off” meta=”on” author=”off” date=”off” categories=”on” comments=”off” featured_image=”off” featured_placement=”below” parallax_effect=”on” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_color=”dark” text_background=”off” text_bg_color=”rgba(255,255,255,0.9)” module_bg_color=”rgba(255,255,255,0)” title_all_caps=”off” meta_font_size=”14″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” meta_text_color=”#794e0e” custom_margin=”-30px|||”] [/et_pb_post_title][et_pb_divider admin_label=”Divider” color=”#ffffff” show_divider=”off” divider_style=”solid” divider_position=”top” divider_weight=”1″ hide_on_mobile=”on”] [/et_pb_divider][et_pb_image admin_label=”ASPAS” src=”http://labfe.pt/wp-content/uploads/2016/01/aspas_cima.png” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” animation=”top” sticky=”on” align=”center” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” custom_margin=”||-20px|” use_overlay=”off”] [/et_pb_image][et_pb_testimonial admin_label=”Citação” url_new_window=”off” quote_icon=”off” use_background_color=”off” background_color=”#f5f5f5″ background_layout=”light” text_orientation=”left” quote_icon_color=”#c67e16″ body_font_size=”13″ body_text_color=”#c67e16″ use_border_color=”on” border_color=”#ffffff” border_style=”dotted” custom_margin=”5px|5px|5px|5px” custom_padding=”15px|15px||15px”]

O Batismo inspira grande parte do conteúdo e muito do vocabulário da Primeira Carta de Pedro, texto bíblico proposto na primeira leitura de segunda a sexta-feira da oitava semana (anos pares). Há quem considere esta carta como um conjunto de fragmentos de pregações e exortações batismais.

[/et_pb_testimonial][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

De segunda a sexta-feira da oitava semana do Tempo Comum (anos pares), a liturgia propõe a leitura semicontínua da Primeira Carta de Pedro.

O Batismo inspira grande parte do seu conteúdo e muito do seu vocabulário, a ponto de induzir os intérpretes a considerar a Carta composta na sua maioria por fragmentos de pregações e exortações batismais (1, 3; 1, 23; 2, 1-2; 3, 21-22).

Essas «homilias» insistem, de facto, na grande dignidade a que o Batismo elevou o ser humano e celebram a obra de Cristo, que operou o nosso resgate com o Seu sangue, fazendo-Se pastor das ovelhas desgarradas (1, 3; 1, 19-21; 2, 21-25; 3, 18-19).

Falam depois da natureza e das características do «Povo de Deus», a comunidade dos crentes à qual se começa a pertencer com o Batismo (2, 4-10), e do abismo que deve separar os batizados da vida precedente, levada no paganismo e «na ignorância» dos dons de Deus (1, 14; 2, 11; 4, 3); a liberdade cristã não é libertinagem (2, 16).

Os neobatizados devem dedicar-se à sua santificação (1, 3-3-17) e também ao testemunho junto dos pagãos, fechando-lhes a boca, com uma conduta de vida irrepreensível (2, 15; cf. também 2, 12; 3, 1; 3, 16).

A vida cristã deve ser orientada para as últimas realidades, porque é tempo de peregrinação (1, 17 e 2, 11).

A Carta é endereçada a cinco regiões da Ásia Menor (ou Anatólia) setentrional e central: o portador deve ter partido do Ponto (no mar Negro), descido à Galácia e à Capadócia (ao centro da Anatólia), voltando para Ocidente, para a província da Ásia, e subindo para Norte em direção à Bitínia (também ela junto do mar Negro, como o Ponto).

Dizendo que escrevia na Babilónia (5, 13), o autor data a sua carta num período sucessivo a 70 depois de Cristo, quando Roma foi chamada «Babilónia» pelo facto de ter destruído o Templo de Jerusalém, precisamente como os babilónios em 586 antes de Cristo. Por conseguinte, o autor é um discípulo que, depois da morte de Pedro {63 depois de Cristo), se sente devedor ao Apóstolo por causa daquilo que escreve.

© Lecionário Comentado | Editora Paulus
© Adaptado pelo Laboratório da fé

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

CartaTiago_FACEPOST_tema
Liturgia, Tempo Comum,

Carta de Tiago

no comment

[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” gutter_width=”3″ padding_mobile=”off” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” column_padding_mobile=”on”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Subtítulo superior” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” custom_margin=”-20px||-2px|” text_font=”|||on|”]

Tempo Comum | Anos Pares

[/et_pb_text][et_pb_post_title admin_label=”Título” title=”on” meta=”off” author=”on” date=”on” categories=”on” comments=”on” featured_image=”off” featured_placement=”below” parallax_effect=”on” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_color=”dark” text_background=”off” text_bg_color=”rgba(255,255,255,0.9)” module_bg_color=”rgba(255,255,255,0)” title_all_caps=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_post_title][et_pb_divider admin_label=”Divider” color=”#f99f1c” show_divider=”on” divider_style=”dotted” divider_position=”top” divider_weight=”1″ hide_on_mobile=”off”] [/et_pb_divider][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”Row” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” gutter_width=”3″ padding_mobile=”off” custom_margin=”-15px|||” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” parallax_2=”off” parallax_method_2=”off” column_padding_mobile=”on”][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_divider admin_label=”Divider” color=”#ffffff” show_divider=”off” height=”10″ divider_style=”solid” divider_position=”top” divider_weight=”1″ hide_on_mobile=”on”] [/et_pb_divider][et_pb_post_title admin_label=”Data” title=”off” meta=”on” author=”off” date=”on” date_format=”j. F. Y” categories=”off” comments=”off” featured_image=”off” featured_placement=”below” parallax_effect=”on” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_color=”dark” text_background=”off” text_bg_color=”rgba(255,255,255,0.9)” module_bg_color=”rgba(255,255,255,0)” title_all_caps=”off” meta_font_size=”14″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” title_text_color=”#794e0e” meta_text_color=”#794e0e”] [/et_pb_post_title][et_pb_post_title admin_label=”Categorias” title=”off” meta=”on” author=”off” date=”off” categories=”on” comments=”off” featured_image=”off” featured_placement=”below” parallax_effect=”on” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_color=”dark” text_background=”off” text_bg_color=”rgba(255,255,255,0.9)” module_bg_color=”rgba(255,255,255,0)” title_all_caps=”off” meta_font_size=”14″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” meta_text_color=”#794e0e” custom_margin=”-30px|||”] [/et_pb_post_title][et_pb_divider admin_label=”Divider” color=”#ffffff” show_divider=”off” divider_style=”solid” divider_position=”top” divider_weight=”1″ hide_on_mobile=”on”] [/et_pb_divider][et_pb_image admin_label=”ASPAS” src=”http://labfe.pt/wp-content/uploads/2016/01/aspas_cima.png” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” animation=”top” sticky=”on” align=”center” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” custom_margin=”||-20px|” use_overlay=”off”] [/et_pb_image][et_pb_testimonial admin_label=”Citação” url_new_window=”off” quote_icon=”off” use_background_color=”off” background_color=”#f5f5f5″ background_layout=”light” text_orientation=”left” quote_icon_color=”#c67e16″ body_font_size=”13″ body_text_color=”#c67e16″ use_border_color=”on” border_color=”#ffffff” border_style=”dotted” custom_margin=”5px|5px|5px|5px” custom_padding=”15px|15px||15px”]

Nas semanas sexta e sétima do Tempo Comum a liturgia propõe para primeira leitura dos anos pares a leitura da Carta de Tiago. É obra provavelmente de um judeu convertido ao cristianismo, culto e helenizado que, entre os anos 80 a 100 depois de Cristo, escreve aos cristãos de uma comunidade de língua grega, porventura também eles provenientes do judaísmo.

Neste «ano par» (2016), a segunda parte do Tempo Comum começa na sétima semana, no dia 16 de maio.

[/et_pb_testimonial][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Nas semanas sexta e sétima do Tempo Comum a liturgia propõe para primeira leitura dos anos pares a leitura da Carta de Tiago. É obra provavelmente de um judeu convertido ao cristianismo, culto e helenizado que, entre os anos 80 a 100 depois de Cristo, escreve aos cristãos de uma comunidade de língua grega, porventura também eles provenientes do judaísmo. Oculta-se por detrás do nome de Tiago, conhecido como «Tiago, irmão do Senhor» (cf. Mateus 13, 55; Gálatas 1, 19), chamado «Tiago Menor»: personalidade eminente da comunidade cristã primitiva de Jerusalém (cf. Atos 15, 13; Gálatas 2, 9), morto no ano 62 (ou 66) da era cristã.

Mais do que uma Carta, trata-se — pelo estilo e pelo conteúdo — de uma homilia exortativa ou de uma catequese de tipo moralizante. Servindo-se especialmente da tradição profética (cf. a atenção que se deve dar aos pobres, em 2, 1-9) e da tradição sapiencial (cf. o apelo a dominar a própria língua, em 1, 26; 3, 2b-12), o autor procura responder à permanente tentação de separar as opções da vida quotidiana, da fé e da expressão religiosa.

Definida por Lutero como «carta de palha», porque não enfrenta temas fundamentais da fé, a Carta de Tiago insiste muito, no entanto, sobre um aspeto desde sempre caro ao cristianismo ocidental, ou seja, a relação entre obras e fé, problema tratado também por Paulo (cf. Romanos 3, 21 – 5, 1; Gálatas 2, 16; 3, 1-14) com o qual não há contrastes quanto às linhas de fundo.

Chamados a viver com alegria na prova (1, 1-12) e a perseverar nela (5, 7-11), os cristãos a quem Tiago escreve são convidados a adquirir uma autêntica «sabedoria cristã» (3, 13-18), pondo em prática e não só escutando a Palavra (1, 19-27), vivendo uma fé operosa e coerente (2, 14-26), especialmente para com os pobres (2, 1-13) e nas relações comunitárias (3, 1-12; 4, 1-12).

A conclusão relembra que a oração é a atitude concreta que permite viver com cada vez maior coerência a própria fé (5, 12-20).

© Lecionário comentado | Editora Paulus
© Adaptado pelo Laboratório da fé

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]