Maio 2016 | Maria, Mãe de Misericórdia

Mês de Maria: dia 10

10. Maio. 2016

Maria foi a primeira a ser salva pela misericórdia do Pai, como primícia da salvação que Deus quer conceder a cada homem e mulher, em Cristo.

INTRODUÇÃO

Neste mês de maio, unimo-nos ao papa Francisco e à sua rede mundial de oração para que se difunda nas famílias, comunidades e grupos a prática de rezar o Santo Rosário pela evangelização e pela paz.

PRIMEIRO MISTÉRIO

«Graças a um privilégio singular, foi preservada do pecado. Não obstante tenha vivido no mundo marcado pelo pecado, não foi atingida por ele: Maria é nossa irmã no sofrimento, mas não no mal nem no pecado. Aliás, nela o mal foi derrotado antes ainda de a ter tocado, porque Deus a encheu de graça» (Angelus de 8 de dezembro de 2015).

SEGUNDO MISTÉRIO

«Maria foi a primeira a ser salva pela misericórdia do Pai, como primícia da salvação que Deus quer conceder a cada homem e mulher, em Cristo. Por isso, tornou-se ícone sublime da misericórdia divina que venceu o pecado. E nós hoje queremos […] contemplá-lo em todo o seu esplendor, imitando a sua fé» (Angelus de 8 de dezembro de 2015).

TERCEIRO MISTÉRIO

«Somos convidados a reconhecer a autora do mundo novo, transformado pela obra salvífica do Pai e do Filho e do Espírito Santo. A aurora da nova criação levada a cabo pela misericórdia divina. Por isso a Virgem Maria, nunca contagiada pelo pecado e sempre repleta de Deus, é mãe de uma nova humanidade» (Angelus de 8 de dezembro de 2015).

QUARTO MISTÉRIO

«À imitação de Maria, somos chamados a tornar-nos portadores de Cristo e testemunhas do seu amor, considerando antes de tudo aqueles que são os privilegiados aos olhos de Jesus. São aqueles que Ele mesmo nos indicou: ‘Tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, nu e vestistes-me’» (Angelus de 8 de dezembro de 2015).

QUINTO MISTÉRIO

«Uma mensagem para comunicar: Maria recorda-nos que na nossa vida tudo é dom, tudo é misericórdia. A Virgem Santa, primícias de quantos foram salvos, modelo da Igreja, esposa santa e imaculada, amada pelo Senhor, nos ajude a descobrir de novo a misericórdia divina como sinal distintivo do cristão» (Angelus de 8 de dezembro de 2015).

INTRODUÇÃO ÀS 3 AVE MARIAS FINAIS

Rezemos três Ave Marias pela evangelização e pela paz.

INTRODUÇÃO À SALVE RAINHA

«A Mãe da Misericórdia. […] Dirijamos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus» (Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 24).