Maio 2016 | Maria, Mãe de Misericórdia

Mês de Maria: dia 14

14. Maio. 2016

A misericórdia de Deus alcança-nos mediante o Espírito Santo, que no Batismo gera e alimenta a nova vida dos discípulos

INTRODUÇÃO

Neste mês de maio, unimo-nos ao papa Francisco e à sua rede mundial de oração para que se difunda nas famílias, comunidades e grupos a prática de rezar o Santo Rosário pela evangelização e pela paz.

PRIMEIRO MISTÉRIO

«A misericórdia de Deus alcança-nos mediante o Espírito Santo, que no Batismo gera e alimenta a nova vida dos discípulos. Por muito grandes e graves que sejam os pecados do mundo, o Espírito que renova a face da terra torna possível o milagre de uma vida mais humana, repleta de alegria e esperança» (Homilia de 12 de dezembro de 2015).

SEGUNDO MISTÉRIO

«‘O Senhor está próximo!’ […]. Caminha ao nosso lado, levanta-nos quando caímos — e com quanta ternura o faz! — sustenta-nos nas dificuldades, acompanha-nos em todas as circunstâncias […]. Abre os nossos olhos para vermos as misérias, nossas e do mundo, mas ao mesmo tempo enche-nos de esperança» (Homilia de 12 de dezembro de 2015).

TERCEIRO MISTÉRIO

«A fonte da vida pacificada e feliz. Nada nem ninguém pode privar-nos desta paz e felicidade, não obstante os sofrimentos e as provações da vida. Com a sua ternura, o Senhor abre-nos o seu Coração, oferece-nos o seu amor. O Senhor é alérgico à rigidez! Cultivemos esta experiência de misericórdia» (Homilia de 12 de dezembro de 2015).

QUARTO MISTÉRIO

«Quem foi batizado sabe que tem um compromisso maior. A fé em Cristo suscita um caminho que dura a vida inteira: que consiste em ser misericordioso como o Pai. A alegria […] acompanha o compromisso de acolher e testemunhar um amor que vai além da justiça, um amor que não conhece fronteiras» (Homilia de 13 de dezembro de 2015).

QUINTO MISTÉRIO

«‘O Senhor está próximo’. Por esta razão, devemos rejubilar-nos sempre e com a nossa afabilidade dar a todos testemunho da proximidade e do cuidado que Deus tem por cada pessoa. […] Rezemos […] para compreender e acolher o amor infinito do nosso Pai celeste, que recria, transforma e reforma a vida» (Homilia de 13 de dezembro de 2015).

INTRODUÇÃO ÀS 3 AVE MARIAS FINAIS

Rezemos três Ave Marias pela evangelização e pela paz.

INTRODUÇÃO À SALVE RAINHA

«A Mãe da Misericórdia. […] Dirijamos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus» (Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 24).