Maio 2016 | Maria, Mãe de Misericórdia

Mês de Maria: dia 15

15. Maio. 2016

O mundo tem necessidade de homens e mulheres que não estejam fechados, mas repletos de Espírito Santo.

INTRODUÇÃO

Neste mês de maio, unimo-nos ao papa Francisco e à sua rede mundial de oração para que se difunda nas famílias, comunidades e grupos a prática de rezar o Santo Rosário pela evangelização e pela paz.

PRIMEIRO MISTÉRIO

«O Senhor ressuscitou! Esta verdade marcou de maneira indelével a vida dos Apóstolos que, depois da ressurreição, sentiram de novo a necessidade de seguir o Mestre e, tendo recebido o Espírito Santo, foram sem receio anunciar quanto tinham visto e ouvido com os seus olhos e vivido pessoalmente» (Regina Coeli de 28 de março de 2016).

SEGUNDO MISTÉRIO

«O mundo tem necessidade de homens e mulheres que não estejam fechados, mas repletos de Espírito Santo. Para além de falta de liberdade, o fechamento ao Espírito Santo é também pecado. Há muitas maneiras de fechar-se ao Espírito Santo: no egoísmo […], na falta de memória daquilo que Jesus ensinou» (Homilia de 24 de maio de 2015).

TERCEIRO MISTÉRIO

«O dom do Espírito Santo foi concedido à Igreja e a cada um de nós, para podermos viver com fé genuína e caridade operosa, para podermos espalhar as sementes da reconciliação e paz. Fortalecidos pelo Espírito que nos guia para a verdade, que nos renova a nós e à terra inteira, que nos dá os frutos» (Homilia de 24 de maio de 2015).

QUARTO MISTÉRIO

«‘Caminhai no Espírito’ […]. O mundo necessita da coragem, da esperança, da fé e da perseverança dos discípulos de Cristo. O mundo precisa dos frutos, dos dons do Espírito Santo, como elenca São Paulo: ‘amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, autodomínio’» (Homilia de 24 de maio de 2015).

QUINTO MISTÉRIO

«Renovados pelo Espírito, podemos viver a liberdade dos filhos em harmonia com toda a criação e, em cada criatura, podemos reconhecer um reflexo da glória do Criador, como se afirma noutro Salmo: ‘Ó Senhor, nosso Deus, como é admirável o teu nome em toda a terra!’. Guia, renova e dá, dá fruto» (Homilia de 24 de maio de 2015).

INTRODUÇÃO ÀS 3 AVE MARIAS FINAIS

Rezemos três Ave Marias pela evangelização e pela paz.

INTRODUÇÃO À SALVE RAINHA

«A Mãe da Misericórdia. […] Dirijamos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus» (Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 24).