Maio 2016 | Maria, Mãe de Misericórdia

Mês de Maria: dia 16

16. Maio. 2016

A criação só se pode conceber como um dom que vem das mãos abertas do Pai, como uma realidade iluminada pelo amor que nos chama a uma comunhão universal.

INTRODUÇÃO

Neste mês de maio, unimo-nos ao papa Francisco e à sua rede mundial de oração para que se difunda nas famílias, comunidades e grupos a prática de rezar o Santo Rosário pela evangelização e pela paz. E temos presente a Semana da Vida que nos convida a rezar pela Criação: «Cuidar da vida — a Terra é a nossa casa».

PRIMEIRO MISTÉRIO

«Não somos Deus. A terra existe antes de nós e foi-nos dada. […] Cada comunidade pode tomar da bondade da terra aquilo de que necessita para a sua sobrevivência, mas tem também o dever de a proteger e garantir a continuidade da sua fertilidade para as gerações futuras. ‘Ao Senhor pertence a terra’» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 67).

SEGUNDO MISTÉRIO

«A responsabilidade perante uma terra que é de Deus implica que o ser humano, dotado de inteligência, respeite as leis da natureza e os delicados equilíbrios entre os seres deste mundo, porque ‘Ele deu uma ordem e tudo foi criado; Ele fixou tudo […] e estabeleceu leis a que não se pode fugir!’» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 68).

TERCEIRO MISTÉRIO

«Respeitar a criação. […] Ao mesmo tempo que podemos fazer um uso responsável das coisas, somos chamados a reconhecer que os outros seres vivos têm um valor próprio diante de Deus e, «pelo simples facto de existirem, eles O bendizem e Lhe dão glória», porque ‘o Senhor Se alegra em suas obras’» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 69).

QUARTO MISTÉRIO

«Dizer ‘criação’ é mais do que dizer natureza, porque tem a ver com um projeto do amor de Deus, onde cada criatura tem um valor e significado. […] A criação só se pode conceber como um dom que vem das mãos abertas do Pai, como uma realidade iluminada pelo amor que nos chama a uma comunhão universal» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 76).

QUINTO MISTÉRIO

«A criação pertence à ordem do amor. O amor de Deus é a razão fundamental de toda a criação: ‘Tu amas tudo quanto existe e não detestas nada do que fizeste; pois, se odiasses alguma coisa, não a terias criado’ (Sab 11, 24). Cada criatura é objeto da ternura do Pai que lhe atribui um lugar no mundo» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 77).

INTRODUÇÃO ÀS 3 AVE MARIAS FINAIS

Rezemos três Ave Marias pela evangelização, pela paz e pela vida.

INTRODUÇÃO À SALVE RAINHA

«A Mãe da Misericórdia. […] Dirijamos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus» (Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 24).