Maio 2016 | Maria, Mãe de Misericórdia

Mês de Maria: dia 18

18. Maio. 2016

Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspeto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa.

INTRODUÇÃO

Neste mês de maio, unimo-nos ao papa Francisco e à sua rede mundial de oração para que se difunda nas famílias, comunidades e grupos a prática de rezar o Santo Rosário pela evangelização e pela paz. E temos presente a Semana da Vida que nos convida a rezar pela Criação: «Cuidar da vida — a Terra é a nossa casa».

PRIMEIRO MISTÉRIO

«Se ‘os desertos exteriores se multiplicam no mundo, porque os desertos interiores se tornaram tão amplos’, a crise ecológica é um apelo a uma profunda conversão interior. Temos de reconhecer que alguns cristãos, até comprometidos e piedosos, […] se burlam das preocupações pelo meio ambiente» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 217).

SEGUNDO MISTÉRIO

«Falta uma conversão ecológica, que comporta deixar emergir, nas relações com o mundo, todas as consequências do encontro com Jesus. Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspeto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 217).

TERCEIRO MISTÉRIO

«Recordemos o modelo de São Francisco de Assis, para propor uma sã relação com a criação como dimensão da conversão integral da pessoa. Isto exige também reconhecer os próprios erros, pecados, vícios ou negligências, e arrepender-se de coração […]. ‘Devemos fazer a experiência duma conversão’» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 218).

QUARTO MISTÉRIO

«Quando não se aprende a parar a fim de admirar e apreciar o que é belo, não surpreende que tudo se transforme em objeto de uso e abuso sem escrúpulos. Ao mesmo tempo, se se quer conseguir mudanças profundas, é preciso ter presente que os modelos de pensamento influem realmente nos comportamentos» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 215).

QUINTO MISTÉRIO

«A educação será ineficaz e os seus esforços estéreis, se não se preocupar também por difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza. Caso contrário, continuará a perdurar o modelo consumista, transmitido […] através dos mecanismos eficazes do mercado» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 215).

INTRODUÇÃO ÀS 3 AVE MARIAS FINAIS

Rezemos três Ave Marias pela evangelização, pela paz e pela vida.

INTRODUÇÃO À SALVE RAINHA

«A Mãe da Misericórdia. […] Dirijamos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus» (Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 24).