Maio 2016 | Maria, Mãe de Misericórdia

Mês de Maria: dia 19

19. Maio. 2016

Quando pensamos na situação em que se deixa o planeta às gerações futuras, entramos noutra lógica: a do dom gratuito, que recebemos e comunicamos.

INTRODUÇÃO

Neste mês de maio, unimo-nos ao papa Francisco e à sua rede mundial de oração para que se difunda nas famílias, comunidades e grupos a prática de rezar o Santo Rosário pela evangelização e pela paz. E temos presente a Semana da Vida que nos convida a rezar pela Criação: «Cuidar da vida — a Terra é a nossa casa».

PRIMEIRO MISTÉRIO

«A terra é uma herança comum, cujos frutos devem beneficiar a todos. Para os crentes, isto torna-se uma questão de fidelidade ao Criador, porque Deus criou o mundo para todos. Toda a abordagem ecológica deve integrar uma perspetiva social que tenha em conta os direitos dos mais desfavorecidos» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 93).

SEGUNDO MISTÉRIO

«’Vinte por cento consome recursos de todos’. […] O meio ambiente é um bem coletivo, património da humanidade e responsabilidade de todos. Quem possui uma parte é apenas para a administrar em benefício de todos. Se não o fizermos, carregamos na consciência o peso de negar a existência aos outros» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 95).

TERCEIRO MISTÉRIO

«Nas condições atuais, onde há tantas desigualdades e são cada vez mais numerosas as pessoas descartadas, privadas dos direitos humanos fundamentais, o princípio do bem comum torna-se imediatamente, como consequência inevitável, um apelo à solidariedade e uma opção preferencial pelos mais pobres» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 158).

QUARTO MISTÉRIO

«As crises económicas internacionais mostraram, de forma atroz, os efeitos nocivos que traz consigo o desconhecimento de um destino comum, do qual não podem ser excluídos aqueles que virão depois de nós. Já não se pode falar de desenvolvimento sustentável sem uma solidariedade intergeracional» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 159).

QUINTO MISTÉRIO

«Quando pensamos na situação em que se deixa o planeta às gerações futuras, entramos noutra lógica: a do dom gratuito, que recebemos e comunicamos. Se a terra nos é dada, não podemos pensar apenas a partir dum critério utilitarista de eficiência e produtividade para lucro individual» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 159).

INTRODUÇÃO ÀS 3 AVE MARIAS FINAIS

Rezemos três Ave Marias pela evangelização, pela paz e pela vida.

INTRODUÇÃO À SALVE RAINHA

«A Mãe da Misericórdia. […] Dirijamos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus» (Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 24).