Maio 2016 | Maria, Mãe de Misericórdia

Mês de Maria: dia 20

20. Maio. 2016

Quando se debilita o exercício dalguma virtude na vida pessoal e social, isso acaba por provocar variados desequilíbrios, mesmo ambientais. É preciso ter a coragem de falar da integridade da vida humana, da necessidade de incentivar e conjugar todos os valores.

INTRODUÇÃO

Neste mês de maio, unimo-nos ao papa Francisco e à sua rede mundial de oração para que se difunda nas famílias, comunidades e grupos a prática de rezar o Santo Rosário pela evangelização e pela paz. E temos presente a Semana da Vida que nos convida a rezar pela Criação: «Cuidar da vida — a Terra é a nossa casa».

PRIMEIRO MISTÉRIO

«A consciência da gravidade da crise cultural e ecológica precisa de traduzir-se em novos hábitos. Muitos estão cientes de que não basta o progresso atual e a mera acumulação […] para dar sentido e alegria ao coração humano, mas não se sentem capazes de renunciar àquilo que o mercado lhes oferece» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 209).

SEGUNDO MISTÉRIO

«Os jovens têm uma nova sensibilidade ecológica e um espírito generoso, e alguns deles lutam admiravelmente pela defesa do meio ambiente, mas cresceram num contexto de altíssimo consumo e bem-estar que torna difícil a maturação doutros hábitos. Por isso, estamos perante um desafio educativo» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 209).

TERCEIRO MISTÉRIO

«A educação ambiental tem vindo a ampliar os seus objetivos. […] Tende a incluir uma crítica dos ‘mitos’ da modernidade […] e tende também a recuperar os distintos níveis de equilíbrio ecológico: o interior consigo mesmo, o solidário com os outros, o natural com os seres vivos, o espiritual com Deus» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 210).

QUARTO MISTÉRIO

«A sobriedade e a humildade […]. Quando se debilita o exercício dalguma virtude na vida pessoal e social, isso acaba por provocar variados desequilíbrios, mesmo ambientais. É preciso ter a coragem de falar da integridade da vida humana, da necessidade de incentivar e conjugar todos os valores» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 224).

QUINTO MISTÉRIO

«O desaparecimento da humildade, num ser humano excessivamente entusiasmado com a possibilidade de dominar tudo sem limite algum, só pode acabar por prejudicar a sociedade e o meio ambiente. Não é fácil desenvolver esta humildade sadia e uma sobriedade feliz, […] se excluímos Deus da nossa vida» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 224).

INTRODUÇÃO ÀS 3 AVE MARIAS FINAIS

Rezemos três Ave Marias pela evangelização, pela paz e pela vida.

INTRODUÇÃO À SALVE RAINHA

«A Mãe da Misericórdia. […] Dirijamos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus» (Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 24).