Maio 2016 | Maria, Mãe de Misericórdia

Mês de Maria: dia 21

21. Maio. 2016

A espiritualidade cristã propõe uma forma alternativa de entender a qualidade de vida, encorajando um estilo de vida profético e contemplativo, capaz de gerar profunda alegria sem estar obcecado pelo consumo.

INTRODUÇÃO

Neste mês de maio, unimo-nos ao papa Francisco e à sua rede mundial de oração para que se difunda nas famílias, comunidades e grupos a prática de rezar o Santo Rosário pela evangelização e pela paz. E temos presente a Semana da Vida que nos convida a rezar pela Criação: «Cuidar da vida — a Terra é a nossa casa».

PRIMEIRO MISTÉRIO

«A espiritualidade cristã propõe uma forma alternativa de entender a qualidade de vida, encorajando um estilo de vida profético e contemplativo, capaz de gerar profunda alegria sem estar obcecado pelo consumo. É importante adotar um ensinamento presente em distintas tradições e também na Bíblia» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 222).

SEGUNDO MISTÉRIO

«A acumulação constante de possibilidades para consumir distrai o coração e impede de dar o devido apreço a cada coisa e momento. Pelo contrário, tornar-se serenamente presente diante de cada realidade, por mais pequena que seja, abre-nos mais possibilidades de compreensão e realização pessoal» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 222).

TERCEIRO MISTÉRIO

«A espiritualidade cristã propõe um crescimento na sobriedade e uma capacidade de se alegrar com pouco. É um regresso à simplicidade que nos permite saborear as pequenas coisas, agradecer as possibilidades que a vida oferece sem nos apegarmos ao que temos nem entristecermos pelo que não possuímos» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 222).

QUARTO MISTÉRIO

«A sobriedade é libertadora. […] As pessoas que saboreiam mais e vivem melhor cada momento são aquelas que deixam de debicar aqui e ali, sempre à procura do que não têm, e experimentam o que significa dar apreço a cada pessoa e a cada coisa, aprendem a familiarizar com as coisas mais simples e sabem alegrar-se com elas» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 223).

QUINTO MISTÉRIO

«É possível necessitar de pouco e viver muito, quando se é capaz de dar espaço a outros prazeres, encontrando satisfação nos encontros fraternos, no serviço, na frutificação dos carismas, na música e na arte, na natureza, na oração. A felicidade exige saber limitar necessidades que nos entorpecem» (Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum, 223).

INTRODUÇÃO ÀS 3 AVE MARIAS FINAIS

Rezemos três Ave Marias pela evangelização, pela paz e pela vida.

INTRODUÇÃO À SALVE RAINHA

«A Mãe da Misericórdia. […] Dirijamos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus» (Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 24).