Maio 2016 | Maria, Mãe de Misericórdia

Mês de Maria: dia 24

24. Maio. 2016

A Virgem de Nazaré torna-se o ícone perfeito da Igreja que evangeliza porque foi e continua a ser evangelizada por obra do Espírito Santo.

INTRODUÇÃO

Neste mês de maio, unimo-nos ao papa Francisco e à sua rede mundial de oração para que se difunda nas famílias, comunidades e grupos a prática de rezar o Santo Rosário pela evangelização e pela paz.

PRIMEIRO MISTÉRIO

«O mistério da misericórdia divina desvenda-se no decurso da história da aliança entre Deus e o seu povo Israel. Deus mostra-Se sempre rico de misericórdia, pronto em qualquer circunstância a derramar sobre o seu povo uma ternura e uma compaixão viscerais, sobretudo nos momentos mais dramáticos» (Mensagem para a Quaresma, 2016).

SEGUNDO MISTÉRIO

«Maria, por ter acolhido a Boa Notícia que Lhe fora dada pelo arcanjo Gabriel, canta profeticamente, no ‘Magnificat’, a misericórdia com que Deus A predestinou. A Virgem de Nazaré torna-se o ícone perfeito da Igreja que evangeliza porque foi e continua a ser evangelizada por obra do Espírito Santo» (Mensagem para a Quaresma, 2016).

TERCEIRO MISTÉRIO

«A misericórdia de Deus transforma o coração do ser humano e faz-lhe experimentar um amor fiel, tornando-o capaz de misericórdia. É um milagre sempre novo que a misericórdia divina possa irradiar-se na vida de cada um de nós, estimulando-nos ao amor do próximo e animando […] as obras de misericórdia» (Mensagem para a Quaresma, 2016).

QUARTO MISTÉRIO

«É tocando, no miserável, a carne de Jesus crucificado que o pecador pode receber a consciência de ser um pobre mendigo. Por esta estrada, também os ‘soberbos’, os ‘poderosos’ e os ‘ricos’ […] têm a possibilidade de aperceber-se que são amados pelo Crucificado, morto e ressuscitado também por eles» (Mensagem para a Quaresma, 2016).

QUINTO MISTÉRIO

«Se, por meio das corporais, tocamos a carne de Cristo nos necessitados de ser nutridos, vestidos, alojados, visitados, as obras espirituais tocam mais diretamente o nosso ser de pecadores: aconselhar, ensinar, perdoar, admoestar, rezar. As obras corporais e as espirituais nunca devem ser separadas» (Mensagem para a Quaresma, 2016).

INTRODUÇÃO ÀS 3 AVE MARIAS FINAIS

Rezemos três Ave Marias pela evangelização e pela paz.

INTRODUÇÃO À SALVE RAINHA

«A Mãe da Misericórdia. […] Dirijamos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus» (Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 24).