Maio 2016 | Maria, Mãe de Misericórdia

Mês de Maria: dia 28

28. Maio. 2016

No Ano da Misericórdia, possa cada família cristã tornar-se lugar privilegiado em que se experimenta a alegria do perdão.

INTRODUÇÃO

Neste mês de maio, unimo-nos ao papa Francisco e à sua rede mundial de oração para que se difunda nas famílias, comunidades e grupos a prática de rezar o Santo Rosário pela evangelização e pela paz.

PRIMEIRO MISTÉRIO

«Maria e José ensinaram Jesus a rezar as orações! E isto é uma peregrinação, a peregrinação da educação para a oração. E também nos faz bem saber que, durante o dia, rezavam juntos; depois, ao sábado, iam juntos à sinagoga ouvir as Escrituras da Lei e dos Profetas e louvar o Senhor com todo o povo!» (Homilia de 27 de dezembro de 2015).

SEGUNDO MISTÉRIO

«Como é importante, para as nossas famílias, caminhar juntos e ter a mesma meta em vista! Sabemos que temos um percurso comum a realizar; uma estrada, onde encontramos dificuldades, mas também momentos de alegria e consolação. Nesta peregrinação da vida, partilhamos também os momentos da oração» (Homilia de 27 de dezembro de 2015).

TERCEIRO MISTÉRIO

«Que poderá haver de mais belo, para um pai e uma mãe, do que abençoar os seus filhos ao início do dia e na sua conclusão? Fazer na sua fronte o sinal da cruz, como no dia do Batismo? Não será esta a oração mais simples que os pais fazem pelos seus filhos? Abençoá-los, isto é, confiá-los ao Senhor» (Homilia de 27 de dezembro de 2015).

QUARTO MISTÉRIO

«No Ano da Misericórdia, possa cada família cristã tornar-se lugar privilegiado em que se experimenta a alegria do perdão. O perdão é a essência do amor, que sabe compreender o erro e pôr-lhe remédio. Ai de nós se Deus não nos perdoasse! É no seio da família que as pessoas são educadas para o perdão» (Homilia de 27 de dezembro de 2015).

QUINTO MISTÉRIO

«Não percamos a confiança na família! É bom abrir sempre o coração uns aos outros, sem nada esconder. Onde há amor, também há compreensão e perdão. A vós, queridas famílias, confio esta peregrinação […], esta missão tão importante de que, hoje, o mundo e a Igreja têm mais necessidade do que nunca» (Homilia de 27 de dezembro de 2015).

INTRODUÇÃO ÀS 3 AVE MARIAS FINAIS

Rezemos três Ave Marias pela evangelização e pela paz.

INTRODUÇÃO À SALVE RAINHA

«A Mãe da Misericórdia. […] Dirijamos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus» (Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 24).