Maio 2016 | Maria, Mãe de Misericórdia

Mês de Maria: dia 29

29. Maio. 2016

O Evangelho é o livro da misericórdia de Deus, que havemos de ler e reler, porque tudo o que Jesus disse e fez é expressão da misericórdia do Pai.

INTRODUÇÃO

Neste mês de maio, unimo-nos ao papa Francisco e à sua rede mundial de oração para que se difunda nas famílias, comunidades e grupos a prática de rezar o Santo Rosário pela evangelização e pela paz.

PRIMEIRO MISTÉRIO

«O Evangelho é o livro da misericórdia de Deus, que havemos de ler e reler, porque tudo o que Jesus disse e fez é expressão da misericórdia do Pai. […] O Evangelho da misericórdia permanece um livro aberto, onde se há de continuar a escrever […] gestos concretos de amor, testemunho da misericórdia» (Homilia de 3 de abril de 2016).

SEGUNDO MISTÉRIO

«Todos somos chamados a ser escritores viventes do Evangelho, portadores da Boa Nova a cada homem e mulher de hoje. Podemos fazê-lo praticando as obras de misericórdia, que são o estilo de vida do cristão. Através destes gestos simples e vigorosos […] podemos levar a ternura e a consolação de Deus» (Homilia de 3 de abril de 2016).

TERCEIRO MISTÉRIO

«Cada doença pode encontrar na misericórdia de Deus um auxílio eficaz. Com efeito, a sua misericórdia não se detém à distância: quer vir ao encontro de todas as pobrezas e libertar de tantas formas de escravidão que afligem o nosso mundo. Quer alcançar as feridas de cada um, para medicá-las» (Homilia de 3 de abril de 2016).

QUARTO MISTÉRIO

«Ser apóstolos de misericórdia significa tocar e acariciar as chagas presentes hoje no corpo e na alma de muitos dos irmãos e irmãs. Ao cuidar destas chagas, professamos Jesus, tornamo-lo presente e vivo […]. Eis a missão que nos é confiada. Inúmeras pessoas pedem para ser escutadas e compreendidas» (Homilia de 3 de abril de 2016).

QUINTO MISTÉRIO

«O seu amor é para sempre». […] Demos graças por este amor tão grande que nos é impossível compreender. É tão grande! Peçamos a graça de nunca nos cansarmos de tomar a misericórdia de Deus e levá-la pelo mundo: peçamos para ser misericordiosos, a fim de irradiar por todo o lado a força do Evangelho» (Homilia de 3 de abril de 2016)».

INTRODUÇÃO ÀS 3 AVE MARIAS FINAIS

Rezemos três Ave Marias pela evangelização e pela paz.

INTRODUÇÃO À SALVE RAINHA

«A Mãe da Misericórdia. […] Dirijamos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus» (Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 24).