Maio 2016 | Maria, Mãe de Misericórdia

Mês de Maria: dia 3

3. Maio. 2016

Maria é Mãe de Deus que perdoa, que dá o perdão, e, por isso, podemos dizer que é Mãe do perdão.

INTRODUÇÃO

Neste mês de maio, unimo-nos ao papa Francisco e à sua rede mundial de oração para que se difunda nas famílias, comunidades e grupos a prática de rezar o Santo Rosário pela evangelização e pela paz.

PRIMEIRO MISTÉRIO

«Ao pé da cruz, Maria, juntamente com João, é testemunha das palavras de perdão que saem dos lábios de Jesus. O perdão oferecido a quem O crucificou, mostra-nos até onde pode chegar a misericórdia de Deus. Maria atesta que a misericórdia não conhece limites e alcança a todos, sem excluir ninguém» (Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 24).

SEGUNDO MISTÉRIO

«Ao pé da cruz, Maria vê o seu Filho que Se oferece totalmente a Si mesmo e, assim, dá testemunho do que significa amar como Deus ama. Naquele momento, ouve Jesus pronunciar palavras nascidas provavelmente do que ela mesma lhe ensinara desde criança: «Perdoa-lhes, Pai, porque não sabem o que fazem» (Homilia do papa Francisco, no dia 1 de janeiro de 2016).

TERCEIRO MISTÉRIO

«Ao pé da cruz […], Maria tornou-se, para todos nós, Mãe do perdão. Ela própria, seguindo o exemplo de Jesus e com a sua graça, foi capaz de perdoar àqueles que estavam a matar o seu Filho inocente. Para nós, Maria torna-se ícone de como a Igreja deve estender o perdão a todos os que o imploram» (Homilia do papa Francisco, no dia 1 de janeiro de 2016).

QUARTO MISTÉRIO

«Maria é Mãe de Deus que perdoa, que dá o perdão, e, por isso, podemos dizer que é Mãe do perdão. Esta palavra – «perdão» –, tão mal entendida pela mentalidade mundana, indica precisamente o fruto próprio e original da fé cristã. Quem não sabe perdoar, ainda não conheceu a plenitude do amor» (Homilia do papa Francisco, no dia 1 de janeiro de 2016).

QUINTO MISTÉRIO

«A Mãe do perdão ensina à Igreja que o perdão oferecido no Gólgota não conhece limites. Não o pode deter a lei com as suas subtilezas, nem a sabedoria deste mundo com as suas distinções. O perdão da Igreja deve ter a mesma extensão que o de Jesus na Cruz, e de Maria ao seu pé. Não há alternativa» (Homilia do papa Francisco, no dia 1 de janeiro de 2016).

INTRODUÇÃO ÀS 3 AVE MARIAS FINAIS

Rezemos três Ave Marias pela evangelização e pela paz.

INTRODUÇÃO À SALVE RAINHA

«A Mãe da Misericórdia. […] Dirijamos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus» (Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 24).