Maio 2016 | Maria, Mãe de Misericórdia

Mês de Maria: dia 31

31. Maio. 2016

Maria, depois de ter concebido na fé o Filho de Deus, enfrenta a longa viagem de Nazaré até aos montes da Judeia para visitar e ajudar Isabel.

INTRODUÇÃO

Neste mês de maio, unimo-nos ao papa Francisco e à sua rede mundial de oração para que se difunda nas famílias, comunidades e grupos a prática de rezar o Santo Rosário pela evangelização e pela paz.

PRIMEIRO MISTÉRIO

«Maria, depois de ter concebido na fé o Filho de Deus, enfrenta a longa viagem de Nazaré até aos montes da Judeia para visitar e ajudar Isabel. O anjo Gabriel revelara-lhe que a sua idosa parente estava no sexto mês de gravidez. Por isso […] vai ao encontro de Isabel e permanece três meses com ela» (Angelus de 20 de dezembro de 2015).

SEGUNDO MISTÉRIO

«No encontro entre as duas mulheres — imaginai: uma idosa e a outra jovem; é a jovem, Maria, que saúda primeiro. O Evangelho reza assim: ‘Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel’. E, após aquela saudação, Isabel sente-se envolvida por um grande enlevo — não vos esqueçais desta palavra: enlevo» (Angelus de 20 de dezembro de 2015).

TERCEIRO MISTÉRIO

«Quais são os lugares do enlevo na vida? O primeiro é o outro, no qual devemos reconhecer um irmão, porque cada rosto tem gravado em si o semblante do Filho de Deus. Sobretudo quando se trata da face do pobre, pois foi como pobre que Deus entrou no mundo e foi pelos pobres que se deixou aproximar» (Angelus de 20 de dezembro de 2015).

QUARTO MISTÉRIO

«Outro lugar do enlevo onde, se olharmos com fé, sentimos o enlevo é a história. Muitas vezes julgamos vê-la de modo correto, e contudo corremos o risco de a ver ao contrário. Por exemplo, acontece quando ela nos parece determinada pela economia de mercado, regulada pelas finanças e pelos negócios» (Angelus de 20 de dezembro de 2015).

QUINTO MISTÉRIO

«Lugar do enlevo é a Igreja: contemplá-la com a surpresa da fé significa não limitar-se a considerá-la somente como instituição religiosa; mas senti-la como uma Mãe que, apesar das manchas e das rugas — temos tantas! — contudo deixa transparecer os lineamentos da Esposa amada e purificada por Cristo» (Angelus de 20 de dezembro de 2015).

INTRODUÇÃO ÀS 3 AVE MARIAS FINAIS

Rezemos três Ave Marias pela evangelização e pela paz.

INTRODUÇÃO À SALVE RAINHA

«A Mãe da Misericórdia. […] Dirijamos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus» (Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 24).