Maio 2016 | Maria, Mãe de Misericórdia

Mês de Maria: dia 4

4. Maio. 2016

Neste Ano jubilar somos chamados a redescobrir e a acolher com particular intensidade o anúncio confortador da ressurreição: ‘Cristo, minha esperança, ressuscitou!’.

INTRODUÇÃO

Neste mês de maio, unimo-nos ao papa Francisco e à sua rede mundial de oração para que se difunda nas famílias, comunidades e grupos a prática de rezar o Santo Rosário pela evangelização e pela paz.

PRIMEIRO MISTÉRIO

«Neste Ano jubilar somos chamados a redescobrir e a acolher com particular intensidade o anúncio confortador da ressurreição: ‘Cristo, minha esperança, ressuscitou!’. Se Cristo ressuscitou, podemos olhar com olhos e o coração novos para qualquer evento da nossa vida, até para os mais negativos» (Regina Coeli de 28 de março de 2016).

SEGUNDO MISTÉRIO

«A vida venceu a morte. A misericórdia e o amor venceram sobre o pecado! Há necessidade de fé e de esperança para se abrir a este novo e maravilhoso horizonte. E nós sabemos que são um dom de Deus, e devemos pedi-lo: ‘Senhor, concede-me a fé, concede-me a esperança! Temos necessidade delas!’» (Regina Coeli de 28 de março de 2016).

TERCEIRO MISTÉRIO

«Quando tocámos o fundo da nossa miséria e da nossa debilidade, Cristo ressuscitado dá-nos a força para nos erguermos. Se nos confiarmos a Ele, a sua graça salva-nos! O Senhor crucificado e ressuscitado é a revelação plena da misericórdia, presente e ativa na história. Eis a mensagem pascal» (Regina Coeli de 28 de março de 2016).

QUARTO MISTÉRIO

«Testemunha silenciosa dos eventos da paixão e da ressurreição de Jesus foi Maria. […] No seu coração atormentado de mãe permaneceu sempre acesa a chama da esperança. Pedimos a Ela que nos ajude a acolher em plenitude o anúncio pascal da ressurreição, para o encarnar concretamente na nossa vida» (Regina Coeli de 28 de março de 2016).

QUINTO MISTÉRIO

«A Virgem Maria nos conceda a certeza de fé que cada passo sofrido do nosso caminho, iluminado pela luz da Páscoa, se tornará bênção e alegria para nós e para os outros, sobretudo para quantos sofrem por causa do egoísmo e da indiferença. Por conseguinte, invoquemo-la com fé e devoção» (Regina Coeli de 28 de março de 2016).

INTRODUÇÃO ÀS 3 AVE MARIAS FINAIS

Rezemos três Ave Marias pela evangelização e pela paz.

INTRODUÇÃO À SALVE RAINHA

«A Mãe da Misericórdia. […] Dirijamos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus» (Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 24).