Maio 2016 | Maria, Mãe de Misericórdia

Mês de Maria: dia 5

5. Maio. 2016

Vemos e continuaremos a ver problemas perto e dentro de nós. Sempre existirão, mas é preciso iluminar tais problemas com a luz do Ressuscitado, ‘evangelizá-los’. Evangelizar os problemas.

INTRODUÇÃO

Neste mês de maio, unimo-nos ao papa Francisco e à sua rede mundial de oração para que se difunda nas famílias, comunidades e grupos a prática de rezar o Santo Rosário pela evangelização e pela paz.

PRIMEIRO MISTÉRIO

«Cristo ressuscitou! E nós temos a possibilidade de abrir-nos e receber o seu dom de esperança. Abramo-nos à esperança e ponhamo-nos a caminho; a memória das suas obras e das suas palavras seja a luz resplandecente, que orienta os nossos passos na confiança, rumo àquela Páscoa que não terá fim» (Homilia de 26 de março de 2016).

SEGUNDO MISTÉRIO

«Vemos e continuaremos a ver problemas perto e dentro de nós. Sempre existirão, mas é preciso iluminar tais problemas com a luz do Ressuscitado, ‘evangelizá-los’. Evangelizar os problemas. Não permitamos que a escuridão e os medos se apoderem do coração […]. O Senhor […] é a nossa maior alegria» (Homilia de 26 de março de 2016).

TERCEIRO MISTÉRIO

«A esperança é um dom que Deus nos concede, se sairmos de nós mesmos e nos abrirmos a Ele. Esta esperança não dececiona porque o Espírito Santo foi infundido nos nossos corações. Não faz com que tudo apareça bonito, não elimina o mal com a varinha mágica, mas infunde a verdadeira força da vida» (Homilia de 26 de março de 2016).

QUARTO MISTÉRIO

«A Palavra viva de Deus é capaz de nos envolver nesta história de amor, alimentando a esperança e reavivando a alegria. […] Façamos memória do Senhor, da sua bondade e palavras de vida; recordemo-las e façamo-las nossas, para sermos sentinelas da manhã que sabem vislumbrar os sinais do Ressuscitado» (Homilia de 26 de março de 2016).

QUINTO MISTÉRIO

«O Senhor está vivo e quer ser procurado entre os vivos. Depois de O ter encontrado, cada um é enviado para levar o anúncio da Páscoa, para suscitar e ressuscitar a esperança nos corações pesados de tristeza, em quem sente dificuldade para encontrar a luz da vida. Há tanta necessidade disto hoje» (Homilia de 26 de março de 2016).

INTRODUÇÃO ÀS 3 AVE MARIAS FINAIS

Rezemos três Ave Marias pela evangelização e pela paz.

INTRODUÇÃO À SALVE RAINHA

«A Mãe da Misericórdia. […] Dirijamos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus» (Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 24).