Maio 2016 | Maria, Mãe de Misericórdia

Mês de Maria: dia 6

6. Maio. 2016

Com as armas do amor, Deus derrotou o egoísmo e a morte; seu Filho Jesus é a porta da misericórdia aberta de par em par para todos.

INTRODUÇÃO

Neste mês de maio, unimo-nos ao papa Francisco e à sua rede mundial de oração para que se difunda nas famílias, comunidades e grupos a prática de rezar o Santo Rosário pela evangelização e pela paz.

PRIMEIRO MISTÉRIO

«Jesus Cristo, encarnação da misericórdia de Deus, por amor morreu na cruz e por amor ressuscitou. Por isso, proclamamos: Jesus é o Senhor! A sua Ressurreição realiza plenamente a profecia do Salmo: a misericórdia de Deus é eterna, o seu amor é para sempre, não morre jamais. Podemos confiar n’Ele» (Mensagem ‘Urbi et Orbi’ de 27 de março de 2016).

SEGUNDO MISTÉRIO

«Diante dos vazios que se abrem nos corações e que provocam ódio e morte, somente uma infinita misericórdia pode nos dar a salvação. Só Deus pode preencher com o seu amor esses vazios, e não permitir que submerjamos, mas continuemos a caminhar juntos em direção à Terra da liberdade e da vida» (Mensagem ‘Urbi et Orbi’ de 27 de março de 2016).

TERCEIRO MISTÉRIO

«O Senhor, que sofreu […] a vergonha de uma morte infame, faz-nos agora compartilhar a sua vida imortal, e nos oferece o seu olhar de ternura e compaixão para com os famintos e sedentos, com os estrangeiros e prisioneiros, com os marginalizados e descartados, com as vítimas de abuso e violência» (Mensagem ‘Urbi et Orbi’ de 27 de março de 2016).

QUARTO MISTÉRIO

«O Cristo ressuscitado, anúncio de vida para a humanidade, reverbera através dos séculos e nos convida a não esquecer os homens e mulheres na sua jornada em busca de um futuro melhor; grupos de migrantes e refugiados – muitas crianças – que fogem da guerra, da fome, da pobreza e da injustiça social» (Mensagem ‘Urbi et Orbi’ de 27 de março de 2016).

QUINTO MISTÉRIO

«Com as armas do amor, Deus derrotou o egoísmo e a morte; seu Filho Jesus é a porta da misericórdia aberta de par em par para todos. […] Que por todos os lados possam ser tomadas medidas para promover a cultura do encontro, a justiça e o respeito, os quais só podem garantir o bem-estar dos cidadãos» (Mensagem ‘Urbi et Orbi’ de 27 de março de 2016).

INTRODUÇÃO ÀS 3 AVE MARIAS FINAIS

Rezemos três Ave Marias pela evangelização e pela paz.

INTRODUÇÃO À SALVE RAINHA

«A Mãe da Misericórdia. […] Dirijamos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus» (Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 24).