Maio 2016 | Maria, Mãe de Misericórdia

Mês de Maria: dia 7

7. Maio. 2016

O Ano Santo convida-nos a refletir sobre a relação entre a comunicação e a misericórdia.

INTRODUÇÃO

Neste mês de maio, unimo-nos ao papa Francisco e à sua rede mundial de oração para que se difunda nas famílias, comunidades e grupos a prática de rezar o Santo Rosário pela evangelização e pela paz.

PRIMEIRO MISTÉRIO

«O Ano Santo convida-nos a refletir sobre a relação entre a comunicação e a misericórdia. A Igreja unida a Cristo, encarnação viva de Deus Misericordioso, é chamada a viver a misericórdia como traço característico de todo o seu ser e agir. Cada palavra e gesto deveria poder expressar a compaixão» (Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, 8 de maio de 2016).

SEGUNDO MISTÉRIO

«O amor, por sua natureza, é comunicação: leva a abrir-se, não se isolando. E, se o nosso coração e os nossos gestos forem animados pela caridade, pelo amor divino, a nossa comunicação será portadora da força de Deus. Como filhos de Deus, somos chamados a comunicar com todos, sem exclusão» (Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, 8 de maio de 2016).

TERCEIRO MISTÉRIO

«Próprio da linguagem e das ações da Igreja é transmitir misericórdia, para tocar o coração das pessoas e sustentá-las no caminho rumo à plenitude daquela vida que Jesus Cristo, enviado pelo Pai, veio trazer a todos. Trata-se de acolher em nós e irradiar ao nosso redor o calor materno da Igreja» (Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, 8 de maio de 2016).

QUARTO MISTÉRIO

«As palavras podem construir pontes entre as pessoas, as famílias, os grupos sociais, os povos. E isto acontece tanto no ambiente físico como no digital. Palavras e ações […] que nos ajudem a sair dos círculos viciosos de condenações e vinganças que mantêm prisioneiros os indivíduos e as nações» (Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, 8 de maio de 2016).

QUINTO MISTÉRIO

«A comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão. Como é bom ver pessoas esforçando-se por escolher cuidadosamente palavras e gestos para superar as incompreensões, curar a memória ferida e construir paz e harmonia. […] A palavra do cristão visa fazer crescer a comunhão» (Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, 8 de maio de 2016).

INTRODUÇÃO ÀS 3 AVE MARIAS FINAIS

Rezemos três Ave Marias pela evangelização e pela paz.

INTRODUÇÃO À SALVE RAINHA

«A Mãe da Misericórdia. […] Dirijamos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus» (Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 24).