Maio 2016 | Maria, Mãe de Misericórdia

Mês de Maria: dia 8

8. Maio. 2016

Queria convidar todas as pessoas a redescobrirem o poder que a misericórdia tem de curar as relações dilaceradas e restaurar a paz e a harmonia entre as famílias e nas comunidades.

INTRODUÇÃO

Neste mês de maio, unimo-nos ao papa Francisco e à sua rede mundial de oração para que se difunda nas famílias, comunidades e grupos a prática de rezar o Santo Rosário pela evangelização e pela paz.

PRIMEIRO MISTÉRIO

«A comunicação, os seus lugares e os seus instrumentos permitiram um alargamento de horizontes para muitas pessoas. Isto é um dom de Deus, e também uma grande responsabilidade. Gosto de definir este poder da comunicação como ‘proximidade’. O encontro entre a comunicação e a misericórdia é fecundo» (Dia Mundial das Comunicações Sociais, 8 de maio de 2016).

SEGUNDO MISTÉRIO

«Comunicar significa partilhar, e a partilha exige a escuta. Escutar é muito mais do que ouvir. Ouvir diz respeito ao âmbito da informação; escutar refere-se ao âmbito da comunicação e requer a proximidade. A escuta permite-nos assumir a atitude justa, saindo da tranquila condição de espetadores» (Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, 8 de maio de 2016).

TERCEIRO MISTÉRIO

«Escutar significa ser capaz de partilhar questões e dúvidas, caminhar lado a lado, […] colocar, humildemente, as capacidades e dons ao serviço do bem comum. Escutar nunca é fácil. Às vezes é mais cómodo fingir-se de surdo. Escutar significa prestar atenção, ter desejo de compreender, dar valor» (Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, 8 de maio de 2016).

QUARTO MISTÉRIO

«Queria convidar todas as pessoas a redescobrirem o poder que a misericórdia tem de curar as relações dilaceradas e restaurar a paz e a harmonia entre as famílias e nas comunidades. Sabemos como velhas feridas e ressentimentos podem aprisionar as pessoas, impedindo-as de comunicar e reconciliar-se» (Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, 8 de maio de 2016).

QUINTO MISTÉRIO

«A misericórdia é capaz de implementar um novo modo de falar e dialogar. […] O acesso às redes digitais implica uma responsabilidade pelo outro, que não vemos mas é real, tem dignidade que deve ser respeitada. A rede pode ser bem utilizada para fazer crescer uma sociedade sadia e aberta à partilha» (Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, 8 de maio de 2016).

INTRODUÇÃO ÀS 3 AVE MARIAS FINAIS

Rezemos três Ave Marias pela evangelização e pela paz.

INTRODUÇÃO À SALVE RAINHA

«A Mãe da Misericórdia. […] Dirijamos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus» (Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 24).