Maio 2016 | Maria, Mãe de Misericórdia

Mês de Maria: dia 9

9. Maio. 2016

Maria é convidada a alegrar-se com aquilo que o Senhor realizou nela. A graça de Deus envolveu-a, tornando-a digna de ser mãe de Cristo.

INTRODUÇÃO

Neste mês de maio, unimo-nos ao papa Francisco e à sua rede mundial de oração para que se difunda nas famílias, comunidades e grupos a prática de rezar o Santo Rosário pela evangelização e pela paz.

PRIMEIRO MISTÉRIO

«Maria é convidada a alegrar-se com aquilo que o Senhor realizou nela. A graça de Deus envolveu-a, tornando-a digna de ser mãe de Cristo. Quando Gabriel entra na sua casa, até o mistério mais profundo se torna para ela motivo de alegria, motivo de fé, motivo de abandono à palavra que lhe é revelada» (Homilia a 8 de dezembro de 2015).

SEGUNDO MISTÉRIO

«A plenitude da graça é capaz de transformar o coração, permitindo-lhe realizar um ato tão grande que muda a história da humanidade. […] A Imaculada Conceição exprime a grandeza do amor divino. Deus não é apenas Aquele que perdoa o pecado, mas, em Maria, chega até a evitar a culpa original» (Homilia a 8 de dezembro de 2015).

TERCEIRO MISTÉRIO

«A história do pecado […] encontra solução no projeto de um amor que salva. As palavras do Génesis levam-nos à experiência diária que descobrimos na nossa existência pessoal. Há sempre a tentação da desobediência, que se exprime no desejo de projetar a vida independentemente da vontade de Deus» (Homilia a 8 de dezembro de 2015).

QUARTO MISTÉRIO

«O pecado só é compreensível à luz do amor que perdoa. Se tudo permanecesse ligado ao pecado, seríamos os mais desesperados. Mas não! A promessa da vitória do amor de Cristo encerra tudo na misericórdia do Pai. […] Diante de nós, temos a Virgem Imaculada como testemunha privilegiada desta promessa» (Homilia a 8 de dezembro de 2015).

QUINTO MISTÉRIO

«Este Ano Extraordinário é dom de graça. […] Significa descobrir a profundidade da misericórdia do Pai que a todos acolhe e vai pessoalmente ao encontro de cada um. É Ele que nos procura, é Ele que vem ao nosso encontro. Neste Ano, deveremos crescer na convicção da misericórdia. […] Mistério de amor» (Homilia a 8 de dezembro de 2015).

INTRODUÇÃO ÀS 3 AVE MARIAS FINAIS

Rezemos três Ave Marias pela evangelização e pela paz.

INTRODUÇÃO À SALVE RAINHA

«A Mãe da Misericórdia. […] Dirijamos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus» (Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 24).