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Advento, Liturgia,

Será chamado “Emanuel”, que quer dizer “Deus connosco”

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Quarto Domingo de Advento | Ano A

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18. Dezembro. 2016

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Maria e José ficaram espantados com a missão que lhes foi confiada. Esse espanto que enche de temor abre os seus corações à ação do Espírito Santo. Nem mais! Nas profundezas do coração, lá onde se fazem todas as perguntas, lá onde se tomam as decisões, José e Maria encontram Deus. Um Deus que fala no silêncio. O mesmo pode acontecer connoscoEm 2016, o Quarto Domingo de Advento (Ano A) celebra-se no dia 18 de dezembro.

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4AdventoA2016

 

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O Quarto Domingo de Advento (Ano A) conduz-nos ao início do evangelho segundo Mateus: o relato da Anunciação a José, uma página que entronca Jesus na genealogia de David (evangelho). Para isso, Mateus conjuga o anúncio com um sonho. José aceita a missão, permitindo assim que Jesus fique associado à linhagem messiânica: José é descendente de David. A intervenção do Espírito Santo na conceção do Menino cumpre a profecia de Isaías (primeira leitura): o Emanuel (Deus connosco) nascerá de Maria. Do coração dos crentes, brota um cântico de alegria (salmo). E Paulo vive a missão de anunciar esta Boa Nova (segunda leitura).

«Será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’»

Anunciação do Anjo é uma expressão que faz pensar, quase se imediato, na visita do Anjo a Maria. Mas essa é uma das perspetivas, a que chegou até nós pela pena de Lucas. Contudo, outro evangelista, Mateus, põe em destaque a visita a José: a Anunciação do Anjo a José.

Nas aldeias e cidades, nas casas e nas igrejas, adornam-se e iluminam-se as montras e as ruas, as portas e as janelas… Os presépios ganham forma, ainda que sejam cada vez mais discretos, tendo sido substituídos por presentes e/ou imagens promovidas por campanhas publicitárias. Em qualquer caso, são sinais da festa que se aproxima (até para muitos que não acreditam!).

Mateus, decalcando Isaías, clarifica: o sinal, por excelência, é o da Virgem que vai dar à luz um Menino: «Será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’». Emanuel (em hebraico) traduz-se por «Deus connosco». Esta é a sua missão: assumir a nossa humanidade para que Deus seja connosco, se torne um de nós (em tudo, exceto no pecado).

É precisamente o «pecado» que remete para a plenitude da missão, de acordo com a indicação dada pelo mensageiro divino: o seu nome próprio será «Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Jesus (em hebraico) significa «o Senhor salva».

«Emanuel» e «Jesus» são os sinais mais verdadeiros do Natal: Deus é connosco para nos salvar. Será que os desejos e presentes que vamos trocar com os familiares e amigos se podem converter em sinais da presença de Deus, sinais de salvação?

Silêncio de intimidade

Maria e José ficaram espantados com a missão que lhes foi confiada. Esse espanto que enche de temor abre os seus corações à ação do Espírito Santo. Nem mais! Nas profundezas do coração, lá onde se fazem todas as perguntas, lá onde se tomam as decisões, José e Maria encontram Deus. Um Deus que fala no silêncio. O mesmo pode acontecer connosco. Isso é o Natal! Para o fazer acontecer é preciso mergulhar na intimidade do nosso ser, envolvê-la de silêncio, um silêncio de intimidade. «Preparamo-nos então a celebrar o Natal contemplando Maria e José: Maria, a mulher cheia de graça que teve a coragem de se confiar totalmente à Palavra de Deus; José, o homem fiel e justo que preferiu acreditar no Senhor em vez de ouvir as vozes da dúvida e do orgulho humano. Caminhemos com eles rumo a Belém» (Francisco, Angelus, 22 de dezembro de 2013).

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Advento, ,

Segunda semana de Advento

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Advento 2016: Silêncio

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4. Dezembro. 2016

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Sugestão com 5 tópicos (fé) para a segunda semana de Advento (4 a 10 de dezembro): fé professada, fé celebrada, fé vivida, fé anunciada, fé contemplada.

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Fé professada

O Advento convida a reavivar a esperança, num mundo em que parece estar cada vez mais ausente. As esperanças do mundo são fugazes, têm pouca durabilidade. O Advento lembra aos cristãos a importância de proclamar a esperança num futuro repleto de felicidade e de paz. Mas atenção: a esperança tem de ser posta em Deus, não em nós!

Fé celebrada

«O Verbo divino, que num dado momento Se fez carne na Palestina, vem também para cada geração de crentes cristãos. João precedeu a vinda de Jesus na história e também precede a sua vinda entre nós. Na Comunhão dos Santos, João está presente nas nossas assembleias nestes dias, anuncia-nos Aquele que está para vir e exorta-nos, portanto, ao arrependimento. Por isso, todos os dias, nas Laudes matutinas, a Igreja reza o cântico que Zacarias, pai de João, entoou no seu nascimento: ‘E tu, menino, irás à sua frente a preparar os seus caminhos, para dar a conhecer ao seu povo a salvação pela remissão dos seus pecados’ (Lucas 1, 76-77)» (Diretório homilético, 89).

Fé vivida

João Batista reclama, com todas as suas forças, que todos ponham o máximo de esforço, sem subterfúgios, em tornar possível a salvação: «Arrependei-vos, porque está perto o reino dos Céus. […] Praticai ações que se conformem ao arrependimento que manifestais». As ações que pratico manifestam arrependimento?

Fé anunciada

Ao anúncio de João Batista, o mesmo que será proclamado por Jesus Cristo, segue-se um conjunto de afirmações que, numa leitura rápida, podem soar a medo ou qualquer coisa negativa. Não é o Evangelho uma boa notícia? Sim, pois o centro não está na ameaça do «fogo que não se apaga», mas na importância do arrependimento (conversão), na capacidade em dar bons frutos.

Fé contemplada

Em tempo de Advento com tonalidade mariana, o facto de nesta semana celebrarmos a Imaculada Conceição (8 de dezembro) pode-se dedicar maior atenção às primeiras palavras da Avé Maria, palavras que são retiradas da saudação do Anjo: «Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco». Em silêncio aberto à paz, deixo-me conduzir pela contemplação da descida do Espírito não só sobre Maria, mas também sobre mim, hoje, como no dia do meu batismo.

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Advento, Até domingo,

Terceiro Domingo de Advento

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Até domingo — Ano A

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Ide contar o que vedes e ouvis

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Oração diária a partir do evangelho do domingo seguinte. Uma proposta traduzida e adaptada do original em francês apresentado em «vers dimanche».

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A pergunta de João

O episódio narrado no evangelho proposto pela Igreja para o Terceiro Domingo de Advento (Ano A) apresenta João Batista num momento crucial da sua vida. Foi preso por ter denunciado publicamente um escândalo na família real e os seus apelos à conversão incomodavam as autoridades religiosas. Entretanto, está confuso com o que ouve dizer sobre Jesus. Terá ele imaginado uma salvação mais ao estilo «super heróis»? Em qualquer caso, questiona-se. Confio ao Senhor os momentos em que também me sinto um pouco perdido, e peço-lhe que me ilumine.

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O mistério de Jesus

Como João, também pode acontecer que eu não compreenda as palavras e os gestos de Jesus Cristo. Esta minha incompreensão pode ser por causa do que está escrito nos evangelhos, ou por causa do que me acontece atualmente. Às vezes, tenho dificuldade em entender o que o Senhor faz ou quer de mim, e isso pode-me desmotivar. Então, peço-lhe a graça de nunca perder a confiança, nele e em mim.

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A Boa Nova

Jesus não foge à questão dos discípulos de João. Mas convida João e os seus interlocutores a uma tomada de posição: «bem-aventurado aquele que não encontrar em Mim motivo de escândalo». De forma pedagógica, cita as Escrituras para recordar a origem das suas ações e dos seus frutos. Leio lentamente a passagem: «os cegos veem…». Hoje, escolho estar atento a sinais semelhantes no meu quotidiano: como é que se dá a cura da cegueira e da surdez?

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A graça realizada em Maria

Ao celebrar a Imaculada Conceição de Maria, festejamos a preferência de Deus por toda a humanidade. Pela sua confiança e disponibilidade, pelo seu hábito em conservar as coisas no coração de mãe e de crente, Maria é a «primeira a caminho». Ela testemunha uma intimidade profunda com o Senhor. No coração deste Advento e com o auxílio de Maria, decido preparar o Natal dando tempo e espaço à oração.

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João, um modelo

Jesus faz um elogio a João Batista. Isso ajuda-nos a entrar no mistério deste homem pouco comum. Pais cheios de fé e de esperança, nascimento inesperado, primo de Jesus, asceta à vontade no deserto e diante das multidões que vêm ao seu encontro, este homem atua no Jordão com um sentido apurado de justiça e a missão especial de anunciar a iminência do Messias. João faz parte dos amigos de Deus que podem inspirar as minhas intenções e os meus atos deste dia.

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João, um caminho

Apesar de elogiar João, Jesus não perde de vista o seu projeto: ajudar os seus ouvintes — e a nós também — a entrar na dinâmica alegre e radical do Reino de Deus. Não hesita, portanto, em dizer que João é «menor» do que os menores no Reino. Precisamos de seguir pelo caminho aberto por João para entrar no Reino. Peço a graça de querer viver, no dia a dia, a energia do Reino.

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Um povo de profetas

Esta troca entre João e Jesus recorda um aspeto paradoxal da festa do Natal que se aproxima. Sim, uma santa boa nova é anunciada, boa nova já trazida por João: Deus vem salvar-nos. Mas há uma grande incompreensão sobre a maneira de agir deste Deus que não se impõe. No nascimento como na vida pública de Jesus, Deus revela-se numa determinada forma de impotência e em sinais que só a fé ajuda a reconhecer. No Natal, os surdos ouviram… e a boa nova foi anunciada aos pobres. Mas isso sucedeu na alegre discrição que pede um coração aberto ao inesperado. A nós, também nos pede confiança e que nos tornemos profetas desta boa nova que encoraja e faz viver.

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Mateus 11, 2-11

Naquele tempo, João Batista ouviu falar, na prisão, das obras de Cristo e mandou-Lhe dizer pelos discípulos: «És Tu Aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?». Jesus respondeu-lhes: «Ide contar a João o que vedes e ouvis: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres. E bem-aventurado aquele que não encontrar em Mim motivo de escândalo». Quando os mensageiros partiram, Jesus começou a falar de João às multidões: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Então que fostes ver? Um homem vestido com roupas delicadas? Mas aqueles que usam roupas delicadas encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um profeta? Sim – Eu vo-lo digo – e mais que profeta. É dele que está escrito: ‘Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, para te preparar o caminho’. Em verdade vos digo: Entre os filhos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Batista. Mas o menor no reino dos Céus é maior do que ele».

© Secretariado Nacional de Liturgia

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Advento, Liturgia,

Ide contar o que vedes e ouvis

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Terceiro Domingo de Advento | Ano A

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11. Dezembro. 2016

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A alegria está aí! Este é o «Domingo da Alegria», o Terceiro de Advento (Ano A). Uma alegria já proclamada pelo profeta Isaías ao povo exilado, alegria que é trazida por Deus. Tenhamos confiança! Deus vem salvar-nos . E, como exorta Tiago, esperemos com paciência: desejando a «vinda do Senhor», permanecendo firmes na fé e vigilantes na esperança. Em 2016, o Terceiro Domingo de Advento (Ano A) celebra-se no dia 11 de dezembro.

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3AdventoA2016

 

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Estará João Batista impaciente? Ele manda perguntar a Jesus: «És Tu Aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?» (evangelho). Jesus Cristo responde com atos, os mesmos que cumprem as profecias. Então, para nós, a alegria está aí! Este é o «Domingo da Alegria», o Terceiro de Advento (Ano A). Uma alegria já proclamada pelo profeta Isaías ao povo exilado, alegria que é trazida por Deus (primeira leitura). Tenhamos confiança! Deus vem salvar-nos (salmo). E, como exorta Tiago, esperemos com paciência: desejando a «vinda do Senhor» (segunda leitura), permanecendo firmes na fé e vigilantes na esperança.

«Ide contar o que vedes e ouvis»

João Batista é um verdadeiro profeta, «mais que profeta», é o Precursor. O elogio que recebe de Jesus confirma essa missão: dispor o coração dos outros para se abrirem à ação de Deus. Mesmo na prisão, não deixa de apontar para «Aquele que há de vir», como sempre o fez.

O caminho do Messias, que Deus o encarregou de preparar, mantém-se no centro das suas ocupações. Então, talvez não esteja impaciente. O envio dos discípulos com uma questão, mais do que uma dúvida, é porventura uma estratégia para os levar até Jesus, para os fazer contemplar os sinais da vinda do Messias.

Jesus, entrando no jogo, não oferece uma resposta passiva, do género «Sim, sou o Messias» ou «Não sou, tendes de esperar outro». A resposta é duplamente ativa: fala-lhes da mudança que está a acontecer — «os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres» — e, ao mesmo tempo, convida-os a dar testemunho: «Ide contar [a João] o que vedes e ouvis».

A resposta remete para a vida, para as atitudes e comportamentos, neste caso, marcados pelo amor aos outros, pela alegria das palavras. Hoje, o que temos para contar? Se nos perguntarem se somos discípulos missionários de Jesus Cristo ou é preciso esperar outros, como respondemos? Podemos dizer, como Jesus, para verem o que fazemos e ouvirem o que dizemos? O nosso dia é preenchido com gestos de amor ou só com palavras e intenções?

Silêncio alegre

A prática das obras de misericórdia permite-nos experimentar a mesma alegria vivida por Jesus Cristo. E para tornar atuais os sinais messiânicos, temos de começar pela contemplação silenciosa do outro. Sem juízos prévios. Primeiro, abrir os olhos e os ouvidos para perceber as suas necessidades reais e, depois, agir com eficácia, à maneira de Jesus Cristo. Então, desse silêncio ativo brotará o silêncio alegre da salvação. Neste processo, acompanha-nos a jovem de Nazaré, Maria. «A Ela o Anjo disse: ‘Alegra-te, ó cheia de graça: o Senhor está contigo’ (Lucas 1, 28). Que Ela nos obtenha viver a alegria do Evangelho em família, no trabalho, na paróquia e em todos os ambientes. Uma alegria íntima, feita de admiração e ternura. A que sente uma mãe quando olha para o seu filho recém-nascido, e sente que é um dom de Deus, um milagre que se deve agradecer!» (Francisco, Angelus, 15 de dezembro de 2013).

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Advento, Liturgia,

Praticai ações que se conformem ao arrependimento que manifestais

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Segundo Domingo de Advento | Ano A

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4. Dezembro. 2016

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O Advento diz-nos que a vida pode renascer repleta de paz. O protagonista é Deus. A esperança tem de ser posta em Deus, não em nós. Por isso, o Advento convida a uma atitude que torne possível a obra salvadora de Deus. Antes de mais, deixar Deus agir em nós, como MariaEm 2016, o Segundo Domingo de Advento (Ano A) celebra-se no dia 4 de dezembro.

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2AdventoA2016

 

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Saboreemos os textos bíblicos propostos para o Segundo Domingo de Advento (Ano A): poema de Isaías, cântico de esperança, exortação de Paulo, estímulo determinado de João Batista. A Liturgia da Palavra prepara os corações para o grande Acontecimento. Isaías não desiste de cantar e de afirmar a sua fé na promessa (primeira leitura): Deus faz tábua rasa de toda a espécie de mal; e faz renascer a vida. Um rei há de vir, um messias, filho de David. Deus dar-lhe-á a sua justiça (salmo). Será o salvador de todos. Tudo isto «foi escrito para nossa instrução, a fim de que […] tenhamos esperança» (segunda leitura). Abramos os nossos corações, preparemos o caminho do Senhor (evangelho)!

«Praticai ações que se conformem ao arrependimento que manifestais»

João Batista, que juntamente com Isaías e Maria marcam este tempo de Advento, é uma figura incontornável. Mateus condensa a sua pregação: «Arrependei-vos, porque está perto o reino dos Céus». Jesus Cristo vai assumi-la e dar-lhe plenitude. De João a Jesus, passa-se do batismo com «água» ao batismo «no Espírito Santo e no fogo».

A opção em viver no deserto, em extrema sobriedade, e a força da sua mensagem atraem as multidões. Ele transporta uma credibilidade que o ultrapassa: não atua em proveito pessoal nem oferece um caminho de facilidade, antes sacode os ouvintes com uma linguagem quase a raiar o insulto. «Raça de víboras» — diz diretamente a alguns. Por bem menos, outros foram expulsos e perseguidos! Por agora não é o caso, até porque são muitos os que se aproximam para receber o batismo de conversão, nas águas do rio Jordão. Como é que este homem provocador e exigente propõe um caminho que atrai? Talvez por ser ele próprio o primeiro exemplo para os seus contemporâneos.

O caminho para Deus exige preparação. Uma preparação nutrida por uma autêntica conversão. Trata-se de uma profunda transformação do coração e da vida. Nada de superficialidade. João Batista desafia à coerência entre a palavra e a ação, entre o desejo e a prática: «Praticai ações que se conformem ao arrependimento que manifestais».

Silêncio aberto à paz

O Advento diz-nos que a vida pode renascer repleta de paz. O protagonista é Deus. A esperança tem de ser posta em Deus, não em nós. Por isso, o Advento convida a uma atitude que torne possível a obra salvadora de Deus. Antes de mais, deixar Deus agir em nós, como Maria. Em contemplação silenciosa e orante da nossa vida veremos (mais) claramente o que precisa de conversão para alcançarmos a paz, primeiro dentro de nós, depois fora de nós, à nossa volta. «João Baptista continua a falar através dos séculos, a cada geração. […]. A ‘voz’ do grande profeta pede que preparemos o caminho ao Senhor que vem, nos desertos de hoje, desertos exteriores e interiores, sequiosos da água viva que é Cristo. Guie-nos a Virgem Maria a uma verdadeira conversão do coração, para que possamos fazer as opções necessárias para sintonizar as nossas mentalidades com o Evangelho» (Bento XVI, Angelus, 9 de dezembro de 2007).

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Advento, Até domingo,

Segundo Domingo de Advento

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Até domingo — Ano A

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Virá o Filho do homem

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Oração diária a partir do evangelho do domingo seguinte. Uma proposta traduzida e adaptada do original em francês apresentado em «vers dimanche».

[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Segunda” title=”Segunda, 28 de novembro” open=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Arrependei-vos!

O convite é firme e claro: Arrependei-vos! É para hoje. Torna-se difícil não o escutar. Somos chamados a mudar de comportamento (conversão) e, ao mesmo tempo, a fazer eco do convite para que seja transmitido de terra em terra, de geração em geração. Ele chega a nós de maneira firme e suave: firme porque é urgente; suave porque não é para darmos lições a ninguém. Voltemo-nos para Jesus Cristo que vem, é ele quem nos chama!

[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Terça” title=”Terça, 29 de novembro” open=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Preparai o caminho!

Um acontecimento profissional, familiar, amigável ou pessoal (festa, nascimento, casamento, reunião, refeição…) tem de ser preparado! Há sempre muita satisfação em partilhar os preparativos: imaginar as coisas que vão acontecer, pensar nas pessoas que vão participar, prever o que vai ser preciso… E, chegado o momento, como anfitrião ou convidado, estar preparado, feliz por ter preparado o caminho do Senhor. Voltemo-nos para Jesus Cristo que vem, é ele quem nos convida!

[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Quarta” title=”Quarta, 30 de novembro” open=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Endireitai as suas veredas!

André, o apóstolo que hoje celebramos, conduz-nos a Jesus pelo caminho mais curto, tal como João Batista. Endireitar as veredas, segundo a expressão do Batista, é, neste caso, sermos nós mesmos o caminho que conduz a Cristo. Isto faz-se na vida quotidiana, no encontro com um vizinho, um amigo, um colega, um membro da família, um desconhecido, um estrangeiro… Voltemo-nos para Jesus Cristo que vem, e endireitemos as suas veredas!

[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Quinta” title=”Quinta, 1 de dezembro” open=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Vida simples!

João usava uma veste tecida com pêlos de camelo, alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre. Estranho personagem, um bocado marginal, que vivia com pouco, pregava e procurava Deus. Hoje, são muitos os que, como ele, clamam no deserto para que as nossas opulentas sociedades sejam mais pobres, mais defensoras da vida e, sobretudo, mais humanas. Voltemo-nos para Jesus Cristo que vem através dessas palavras e atos!

[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Sexta” title=”Sexta, 2 de dezembro” open=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Celebridade!

A terra tornou-se uma aldeia onde a celebridade, tal como muitas outras coisas, tão rapidamente aparece como desaparece da mesma forma. A celebridade de João — que vem de todos os lados —, como a de Cristo, está relacionada com o serviço. Eles vieram, não para ser servidos ou para se servirem, mas para servir. Voltemo-nos para Jesus Cristo que vem como humilde servo!

[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Sábado” title=”Sábado, 3 de dezembro” open=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Batismo!

João Batista, como Francisco Xavier, de quem celebramos hoje a morte (em 1552, na China), propõe um batismo tendo em vista a conversão do coração. Jesus, no dia do seu batismo, foi confirmado na missão pelo Pai e pelo Espírito Santo. Entramos nesta comunhão trinitária sempre que celebramos os Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Confirmação), sempre que reavivamos os dons já recebidos. Voltemo-nos para Jesus Cristo que vem e nos convida a segui-lo!

[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Domingo” title=”Domingo, 4 de dezembro” open=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Humildade!

Contemplemos a humildade de João Batista que dá o lugar a Jesus: «Aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu e não sou digno de levar as suas sandálias». Reconhece em Jesus o que se lê no livro de Isaías: «espírito de sabedoria e de inteligência, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de conhecimento e de temor de Deus» (primeira leitura). Deixemo-nos invadir pelo Espírito de Deus que quer viver connosco e em nós. E «o Verbo se fez carne» para falar ao mundo sobre o imenso amor de Deus que é ternura e misericórdia. Com João Batista, voltemo-nos para Jesus Cristo que vem: ele humilhou-se, assumiu a condição humana, obediente até à morte e morte de cruz!

[/et_pb_toggle][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_2″][et_pb_toggle admin_label=”Evangelho” title=”Evangelho” open=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” title_font=”|||on|”]

Mateus 3, 1-12

Naqueles dias, apareceu João Batista a pregar no deserto da Judeia, dizendo: «Arrependei-vos, porque está perto o reino dos Céus». Foi dele que o profeta Isaías falou, ao dizer: «Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’». João tinha uma veste tecida com pêlos de camelo e uma cintura de cabedal à volta dos rins. O seu alimento eram gafanhotos e mel silvestre. Acorria a ele gente de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a região do Jordão; e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. Ao ver muitos fariseus e saduceus que vinham ao seu baptismo, disse-lhes: «Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Praticai ações que se conformem ao arrependimento que manifestais. Não penseis que basta dizer: ‘Abraão é o nosso pai’, porque eu vos digo: Deus pode suscitar, destas pedras, filhos de Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores. Por isso, toda a árvore que não dá fruto será cortada e lançada ao fogo. Eu batizo-vos com água, para vos levar ao arrependimento. Mas Aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu e não sou digno de levar as suas sandálias. Ele batizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo. Tem a pá na sua mão: há de limpar a eira e recolher o trigo no celeiro. Mas a palha, queimá-la-á num fogo que não se apaga».

© Secretariado Nacional de Liturgia

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Advento, ,

Primeira Semana de Advento

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Advento 2016: Silêncio

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27. Novembro. 2016

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Sugestão com 5 tópicos (fé) para a primeira semana de Advento (27 de novembro a 3 de dezembro): fé professada, fé celebrada, fé vivida, fé anunciada, fé contemplada.

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Fé professada

O Advento evoca o passado (Jesus veio: «encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria,  e se fez homem»), aponta para o futuro (Jesus virá: «de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos»), mas também confirma o presente (Jesus vem: «Ele está no meio de nós»). Ficar apenas numa das «vindas» é empobrecer a dinâmica deste tempo.

Fé celebrada

O Advento celebra a tríplice vinda do Senhor Jesus: «prepara-nos para a sua vinda na graça da festa do Natal e para o seu regresso para o julgamento no fim dos tempos. […] Há, depois, uma outra vinda: escutamos estas leituras na assembleia eucarística, onde Cristo está verdadeiramente presente. No início do Tempo do Advento, a Igreja recorda-nos o ensinamento de São Bernardo: entre as duas vindas visíveis de Cristo, na história e no fim dos tempos, há uma vinda invisível aqui e agora» (Diretório homilético, 79).  Não se pode limitar à celebração do nascimento histórico de Jesus Cristo.

Fé vivida

O Advento começa com um apelo a intensificar a prática das obras de misericórdia. «Pela prática das boas obras, para ir ao encontro de Cristo» — diz a oração coleta da eucaristia do Primeiro Domingo de Advento («coleta», porque, rezada pelo presidente em nome de toda a assembleia, colige e exprime a oração de todos). As «boas obras» (obras de misericórdia) contribuem para tornar visível a presença («vinda») de Jesus Cristo, hoje.

Fé anunciada

O Advento anuncia uma espera vigilante. Estar vigilante não é viver assustados, cheios de medo face a uma provável desgraça. Estar vigilante é estar disponível para acolher a graça. Jesus traz (sempre) uma boa notícia («evangelho»). Jesus veio, vem e virá para nos oferecer um grande dom: a salvação.

Fé contemplada

O Advento abre à contemplação: uma espera silente e ativa. Não de uma forma mecânica, automática. Para que tal aconteça é preciso estar preparado: colocar um ícone de Maria no móvel de entrada; alterar a imagem do ecrã do computador; abrir as persianas para deixar entrar a luz; colocar uma estrela ou uma vela no local de trabalho,  ouvir uma música calma; ler um bom livro que convide à contemplação…

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1adventoa16_site
Advento, Liturgia,

Virá o Filho do homem

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Primeiro Domingo de Advento | Ano A

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27. Novembro. 2016

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O fragmento do evangelho proposto para o Primeiro Domingo de Advento dá o tom, não só ao tempo litúrgico, mas também a toda a nossa vida cristã. Estar preparado significa estar aí, todo inteiro, estar presente e vigilante. Esta vigilância interior é um grande dom: abre ao silêncio ativo, à espera contemplativa, sem inquietação ou intranquilidade. Estar presente à vida e ao que nela acontece é a melhor maneira de preparar a vinda do «Filho do homem». Em 2016, o Primeiro Domingo de Advento (Ano A) celebra-se no dia 27 de novembro.

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1AdventoA2016

 

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Entre nós, os dias diminuem, a luz é menos intensa, o frio aumenta, e, com tudo isto, até se ressente o nosso ânimo. Ora, a palavra de Deus provoca um autêntico sobressalto nesta melancolia! Início do ano litúrgico (Ano A), Primeiro Domingo de Advento, «caminhemos» (primeira leitura), «vamos com alegria» (salmo), «chegou a hora de nos levantarmos do sono» (segunda leitura), «vigiai» (evangelho)! O profeta Isaías toma-nos pela mão, para nos acompanhar nas quatro etapas em direção ao Natal. Hoje, quer reavivar a nossa esperança: a promessa vai realizar-se, a paz há de chegar a Jerusalém. É preciso, por isso, estar preparado para o dia da salvação, diz Paulo. E Jesus Cristo, o próprio, convida-nos a vigiar, a desejar a sua vinda ao nosso coração, à nossa vida.

«Virá o Filho do homem»

O fragmento do evangelho proposto para o Primeiro Domingo de Advento dá o tom, não só ao tempo litúrgico, mas também a toda a nossa vida cristã. Pode ser dividido em duas partes. A primeira procura uma imagem que dê a entender como será o regresso glorioso de Jesus Cristo, no final dos tempos. A segunda é uma exortação à vigilância, com destaque para a surpresa do acontecimento que nos pode apanhar desprevenidos. Porquê a alusão aos «dias de Noé»? Talvez para dizer que os seus contemporâneos tiveram muito tempo (a arca demorou 120 anos a ser concluída!) para perceber os «sinais dos tempos». Contudo, mergulhados na procura dos prazeres imediatos, não «viram» o que estava a acontecer, nem mudaram a maneira de viver. E hoje, como seria?

A expressão «virá o Filho do homem» é utilizada por Jesus para falar de si e em relação ao momento da sua vinda. Insiste, para dizer que não há previsão ou estatística que possa antecipar essa «hora». E não remete para a passividade, nem apenas para o futuro. Mas para a atividade e o presente. Jesus propõe que cada um assuma a sua existência. Estar preparado é, portanto, a única atitude. Estar preparado significa estar aí, todo inteiro, estar presente e vigilante. Esta vigilância interior é um grande dom: abre ao silêncio ativo, à espera contemplativa, sem inquietação ou intranquilidade. Estar presente à vida e ao que nela acontece é a melhor maneira de preparar a vinda do «Filho do homem».

Silêncio vigilante

O Advento, que evoca o passado (veio) e abre ao futuro (virá), é ocasião para habitar o presente (vem), viver com plena consciência o quotidiano. É tempo litúrgico, mas tem de ser também uma maneira de estar na vida. É oportunidade para crescer na esperança e acolher Deus, em silêncio vigilante. «O modelo desta atitude espiritual, deste modo de ser e de caminhar na vida, é a Virgem Maria. Uma simples jovem de aldeia, que tem no coração toda a esperança de Deus! No seu seio, a esperança de Deus assumiu a carne, fez-se homem, fez-se história: Jesus Cristo. […] Deixemo-nos guiar por ela, que é mãe, é mãe e sabe guiar-nos. Deixemo-nos orientar por Ela neste tempo de espera e de vigilância laboriosa» (Francisco, Angelus, 1 de dezembro de 2013).

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Advento, , Maria,

Advento 2016: Silêncio

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Ano A

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27. Novembro. 2016

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No ano pastoral 2016+17 vamos aprofundar a temática da fé contemplada, tendo Maria de Nazaré como modelo prioritário de fé e de contemplação. Para isso, começamos com uma característica essencial da fé contemplada: o silêncio. O Advento surge como oportunidade para encontrar «um tempo diferente», um tempo preenchido pelo silêncio. Em 2016, o tempo de Advento tem início no dia 27 de novembro (e prolonga-se até à manhã do dia 24 de dezembro).

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AdventoA16_PDF

 

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A predominância digital que caracteriza o nosso tempo carece de silêncio e, por conseguinte, de contemplação. As imagens digitais, diz o filósofo Byung-Chul Han, não são compatíveis com o silêncio. Num ensaio intitulado «Fecha os olhos, por favor», o filósofo sugere a necessidade de procurar um tempo diferente, um tempo caracterizado pelo silêncio. Sim, porque as imagens sem silêncio «não falam nem narram, apenas fazem ruído». Ora, isto afasta a possibilidade de contemplação, pois as atuais imagens digitais estão construídas de tal maneira que não é possível fechar os olhos. «Entre elas e o olho produz-se um contacto imediato, que não admite qualquer distância contemplativa». O Advento surge como oportunidade para encontrar «um tempo diferente», um tempo preenchido pelo silêncio.

Mãe do silêncio

Maria é nossa companheira de viagem, não só neste Advento, mas em todo o ano pastoral (2016+17). Associados ao Centenário das Aparições em Fátima (2017), queremos viver um “Ano Mariano”. Este ano consagrado a Maria inspira-se na sugestão de São João Paulo II, aquando da preparação do bimilenário do nascimento de Maria tendo em vista o Jubileu do nascimento do seu Filho, no ano dois mil: «Torna-se perfeitamente compreensível que neste período desejemos voltar-nos de modo especial para Aquela que, na ‘noite’ da expectativa do Advento, começou a resplandecer como uma verdadeira ‘estrela da manhã’» (Carta Encíclica sobre a Bem-aventurada Virgem Maria na vida da Igreja que está a caminho – «Redemptoris Mater» [A Mãe do Redentor], 3). Todavia, esta tonalidade mariana não nos afasta do plano orientado pela «redescoberta da identidade cristã e do dom da fé». Assim, neste ano pastoral vamos aprofundar a temática da fé contemplada, tendo Maria de Nazaré como modelo prioritário de fé e de contemplação. Para isso, começamos com uma característica essencial da fé contemplada: o silêncio. Esta é uma atitude que envolve toda a vida de Maria. Ela é «mãe do silêncio» como exprime Chiara Casucci num poema musicado por Mite Balduzzi. Bem sabemos que há vários tipos de silêncio. Então, ao silêncio vazio de sentido, que às vezes parece dominar a vida das pessoas e da sociedade, contrapomos o silêncio luminoso, aquele «que corresponde ao mistério da vida, ao significado transcendente do destino, não apenas de Maria, mas do seu divino Filho, ao destino de todas as pessoas. É o silêncio em que se envolve o mistério de Deus; e só a partir dele é que Deus pode falar, e fala; e convida a entrar nele. Também o silêncio, tal como as palavras, reclama escuta» (Giovanni Lajolo, «Maria – Silêncio e Palavras», ed. AO). É, pois, este silêncio que desafia a fechar os olhos e remete para a contemplação, para a fé contemplada. Em Maria, como queremos que aconteça em cada um de nós, este silêncio envolve toda a vida, é silêncio repleto da presença de Deus. O silêncio contemplativo permite-nos encontrar a paz e a novidade que nos faz ver, com olhos novos, a maravilhosa obra de Deus no mundo. Um silêncio que brota da interioridade e para ela encaminha como «lugar» primeiro do encontro com o próprio ser e com Deus («interioridade» é a proposta que vai preencher o tempo de Natal).

Laboratório da fé contemplada

A fé contemplada pede para abrir o coração e a vida à fecundidade do Espírito Santo. «O Espírito Santo virá sobre ti» (Lucas 1, 35) — são palavras que hoje expressam a ação divina no ser humano. Só assim é possível penetrar o mistério profundo e silencioso de Deus na vida de cada pessoa, crente ou não crente. Mesmo sem compreender tudo o que acontece na vida e à nossa volta, encontraremos oportunidades para os silêncios contemplativos, com e como Maria. «São silêncios em que ela conserva e envolve episódios vividos e palavras escutadas no seu pensamento atento, amoroso, inclinado para a procura do significado. É um pensar com o coração: logo, no silêncio profundo do seu ser, onde factos e palavras proferidas são objeto de espontânea reflexão e ressoam de novo, ou são voluntariamente trazidos de volta à mente e explorados no concreto do que foi vivido, com a sua carga de angústia, de ansiedade ou ainda de alegria — juntamente com os seus significados ideais. São silêncios nos quais Maria busca a luz interior para o quotidiano do amanhã e dos anos que se seguirão. São silêncios penetrantes» (Giovanni Lajolo).

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Advento, Até domingo, Laboratório da fé,

Primeiro Domingo de Advento

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Até domingo — Ano A

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Praticai ações que se conformem ao arrependimento que manifestais

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Oração diária a partir do evangelho do domingo seguinte. Uma proposta traduzida e adaptada do original em francês apresentado em «vers dimanche».

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Adivinha o que está a chegar

No próximo domingo, entramos no tempo de Advento. A Igreja oferece-nos um tempo para preparar e acolher aquele que vem às nossas casas, às nossas cidades, ao nosso universo. Bem, ele já veio. Jesus nasceu da Virgem Maria. Mas, na sua vida, falou várias vezes aos discípulos sobre a sua vinda. É o que nos lembra o evangelho do Primeiro Domingo de Advento. Então, o Natal é o aniversário de Jesus ou é uma festa para nos preparar para a vinda do Ressuscitado? Hoje, é necessário que uma vida mais forte do que a morte violenta venha à nossa terra… Ao pensar em todos os momentos e lugares em que a ressurreição é esperada, rezo: Vem, divino Messias!

[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Terça” title=”Terça, 22 de novembro” open=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Surpresa

Para falar aos discípulos sobre a sua vinda, Jesus faz referência à história de Noé, a história do dilúvio em que as pessoas «não deram por nada». Hoje, as pessoas continuam a não dar por nada. Como no tempo de Noé, a maldade e a crueldade dos humanos parece dominar a terra. Jesus previne os discípulos: a sua vinda será uma surpresa, sem que alguém esteja à espera… Nem eu! Ao pensar em todos os momentos e lugares em que nada se espera, rezo: Vem, divino Messias!

[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Quarta” title=”Quarta, 23 de novembro” open=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Ai!

A vinda de Jesus trará a verdade à terra. Isto significa que será pronunciado um juízo, haverá um julgamento. Nos dias de Noé, o dilúvio veio destruir toda a humanidade que, em geral, já tinha feito cair sobre si mesma um vendaval de violência. Então, a violência dos seres humanos volta-se contra eles e fá-los desaparecer. Nos dias do regresso de Jesus, de duas pessoas, uma será tomada, outra deixada. Não há compromisso possível: o justo resplandecerá com a sua justiça para sempre, o que cometeu o mal desaparecerá para sempre. A vitória da vida será clara. As duas serão separadas como no início, quando o Senhor separa a luz das trevas. Ao pensar em todos os momentos e lugares em que a violência parece triunfar, rezo: Vem, divino Messias!

[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Quinta” title=”Quinta, 24 de novembro” open=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Vigiai

Jesus não quer meter-nos medo ao contar estas histórias. Ao contrário, procura educar-nos para a esperança, uma vigilância ativa que nos prepare para o receber no dia da sua vinda. Ao pensar em todos os momentos e lugares em que a espera parece interminável e a esperança interdita, rezo: Vem, divino Messias!

[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Sexta” title=”Sexta, 25 de novembro” open=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Não sabeis

Reconheçamo-lo: nós detestamos não saber. Por isso, Jesus previne os discípulos: «não sabeis em que dia virá o vosso Senhor». Alguns procuram contornar a situação através do horóscopo, outros dando crédito aos videntes que dizem ter revelações privadas… É penoso não saber! Ao pensar em todos os momentos e lugares em que o entregar-se e o confiar-se ao outro parecem impossíveis, rezo: Vem, divino Messias!

[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Sábado” title=”Sábado, 26 de novembro” open=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Compreendei

Jesus bem sabe que se refere a uma coisa difícil. É por isso que conta uma última história cheia de sentido: o dono da casa e o ladrão que aparece quando não se espera. A vinda do Senhor será imprevisível, inesperada, repentina, imprevista. Se Jesus insiste tanto, é porque este ensinamento diz respeito a alguma coisa essencial. Ao pensar em todos os momentos e lugares em que não compreendo o que me é dito, rezo: Vem, divino Messias!

[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Domingo” title=”Domingo, 27 de novembro” open=”off” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Aos vossos lugares, preparados, partida!

Preparar o Natal passa, evidentemente, pelo presépio, pela árvore, pelas decorações luminosas nas ruas, pelo prazer de pensar nos presentes. O evangelho lembra que se trata também de estar vigilante e preparado para a vinda de alguém que — estamos avisados — surpreenderá, pelo menos, como um presente que recebemos sem contar. A vinda de Jesus assinalará a vitória definitiva da luz da vida sobre as trevas da morte: tal é o significado da coroa. A vinda de Cristo abrir-nos-á o acesso à árvore da vida: tal é o sentido da árvore. A vinda do «Filho do homem» far-nos-á nascer para uma vida nova: tal é o que acontece no presépio. Então, sim, vem, divino Messias!

[/et_pb_toggle][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_2″][et_pb_toggle admin_label=”Evangelho” title=”Evangelho” open=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” title_font=”|||on|”]

Mateus 24, 37-44

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Como aconteceu nos dias de Noé, assim sucederá na vinda do Filho do homem. Nos dias que precederam o dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca; e não deram por nada, até que veio o dilúvio, que a todos levou. Assim será também na vinda do Filho do homem. Então, de dois que estiverem no campo, um será tomado e outro deixado; de duas mulheres que estiverem a moer com a mó, uma será tomada e outra deixada. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai vós também preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem.

© Secretariado Nacional de Liturgia

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