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Liturgia, Tempo Comum,

Eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus

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Segundo Domingo | Ano A

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15. Janeiro. 2017

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Hoje, dar testemunho não se pode confundir com uma genérica propagação da mensagem ou a mera imposição de uma verdade moral. O testemunho autêntico é como um perfume que se difunde e se manifesta, ao mesmo tempo, de forma discreta e persuasiva. Dar testemunho é, na prática, mostrar as razões da fé, é assumir um estilo de vida belo e atraente que difunde o “perfume do Evangelho”, o bom odor da ação de Deus na vida e no mundoEm 2017, o Segundo Domingo (Ano A) celebra-se no dia 15 de janeiro.

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2 DOMINGO A 2017

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O Segundo Domingo (Ano A) faz ainda eco dos temas e dos textos bíblicos próprios dos tempos de Advento e Natal. Por um lado, com Isaías que fala do Servo de Deus como “luz das nações” (primeira leitura) que traz a salvação (salmo). Por outro, com o extrato do evangelho segundo João que coloca o Batista a designar Jesus Cristo como “Cordeiro de Deus”, o que “batiza no Espírito Santo”, “o Filho de Deus” (evangelho). Esta universalidade da salvação está igualmente presente no trecho inicial da Primeira Carta aos Coríntios (segunda leitura); dela vamos acompanhar a leitura contínua durante vários domingos.

Eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus

Nos três ciclos litúrgicos este é sempre um domingo de “transição” em que se dá a conhecer um texto do evangelho segundo João. Este ano, o fragmento proposto descreve o testemunho que João Batista dá de Jesus Cristo. Antes, o Precursor, por duas vezes, afirma que não o conhecia. Mas João e Jesus não eram primos? Como é que não o conhecia?

João Batista conhecia a identidade humana de Jesus Cristo. Mas há uma outra identidade, a divina, à qual só se pode ter acesso por revelação ou testemunho. Pelas próprias forças não é possível conhecer a plena personalidade de Jesus Cristo.

Neste enquadramento, destacam-se três expressões colocadas na boca do Batista: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”; “Eu vi o Espírito Santo descer do Céu como uma pomba e permanecer sobre Ele”; “Eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus”.

O testemunho do Batista sobre Jesus assenta na sua própria experiência religiosa. Nela podemos ler também toda a experiência religiosa dos crentes de Israel. O povo judeu inicia a obra que culmina em Jesus Cristo, Luz do mundo, Cordeiro de Deus, Filho de Deus. Entretanto, como o próprio confirma, é através do que viu no rio Jordão que João Batista fica capacitado para dar testemunho.

Hoje, dar testemunho não se pode confundir com uma genérica propagação da mensagem ou a mera imposição de uma verdade moral. O testemunho autêntico é como um perfume que se difunde e se manifesta, ao mesmo tempo, de forma discreta e persuasiva. Dar testemunho é, na prática, mostrar as razões da fé, é assumir um estilo de vida belo e atraente que difunde o “perfume do Evangelho”, o bom odor da ação de Deus na vida e no mundo.

Louvor

Em “Ano Mariano”, a dinâmica deste tempo designado como “comum” sugere a valorização da atitude de “louvor”. Dar testemunho é também louvar. Com e como Maria, somos convidados a cantar as maravilhas de Deus: “A minha alma glorifica ao Senhor”. Com humildade, proclamamos que todas as “maravilhas” são dom de Deus. Esta é a beleza e também a força da vida cristã que reconhece o louvor como um dom. Na liturgia testemunhamo-lo com as palavras do Prefácio IV do Tempo Comum: “Vós não precisais dos nossos louvores e poder glorificar-Vos é dom da vossa bondade; porque os nossos hinos de bênção, nada aumentando à vossa infinita grandeza, alcançam-nos a graça da salvação”.

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preaching
Tempo Comum,

Livro de Oseias

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Tempo Comum | Anos Pares

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Aquele que na ordem cronológica é o segundo profeta «escritor» da Bíblia, Oseias, está presente no ciclo litúrgico do Tempo Comum (primeira leitura, anos pares) com cinco textos antológicos, distribuídos entre a segunda e a sexta-feira da décima quarta semana, que constituem urna espécie de amostra da sua pregação.

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Aquele que na ordem cronológica é o segundo profeta «escritor» da Bíblia, Oseias, está presente no ciclo litúrgico do Tempo Comum (primeira leitura, anos pares) com cinco textos antológicos, distribuídos entre a segunda e a sexta-feira da décima quarta semana, que constituem urna espécie de amostra da sua pregação.

Tendo vivido, corno Amós, no oitavo século antes de Cristo, no reino do Norte, próspero e iníquo, Oseias desempenhou o seu ministério cerca do ano de 750 antes de Cristo.

Sabemos bem pouco da sua atividade, como também das suas origens e das suas condições; o que conhecemos bem, pela sua própria declaração apaixonada e apaixonante, é o seu drama familiar.

Oseias está casado com Gomer, uma mulher que exerce a prostituição sagrada nos ritos pagãos, da qual teve três filhos que têm nomes de maldição: «Yzre’el» («Deus semeou»), o nome da amena localidade que, embora de bom augúrio, se torna símbolo de crueldade devido ao assassínio de Nabot, idealizado por Jezabel e pelo extermínio da casa de Acab, perpetrado por Jeú; «Lo’-ruchamah» («Não-amada») e «Lo’-ammi» («Não-meu-povo»), que exprimem a renegação do amor e da Aliança da parte de Deus.

Oseias lê na sua vida o drama do amor ferido, ou seja, do amor de Deus pelo seu povo infiel, que é o amor tenaz e incapaz de ceder perante a traição. Assim, o profeta traz à linguagem bíblica uma novidade extraordinária: a utilização da linguagem do amor esponsal para representar a Aliança de Deus com o povo.

A imagem de Deus corno parceiro esponsal, originalidade própria de Oseias, irá encontrar atuação plena na condição esponsal de Cristo-esposo anunciado nos evangelhos, nas cartas paulinas e no Apocalipse.

© Editora Paulus
© Adaptado pelo Laboratório da fé

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preaching
Tempo Comum,

Livro de Amós

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Tempo Comum | Anos Pares

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O Livro de Amós, do qual se lê seis textos na Décima Terceira Semana (primeira leitura, anos pares), constitui uma compilação de oráculos do mais antigo profeta «escritor», um dos doze profetas menores do cânone bíblico.

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O Livro de Amós, do qual se lê seis textos na Décima Terceira Semana (primeira leitura, anos pares), constitui uma compilação de oráculos do mais antigo profeta «escritor», um dos doze profetas menores do cânone bíblico.

Tendo vivido no século oitavo antes de Cristo, Amós exerceu o ministério profético no próspero e populoso reino do Norte, separado política e religiosamente de Jerusalém dois séculos antes, e governado até perto de 760 antes de Cristo pelo rei Jeroboão II.

Amós, simples vaqueiro e incisor de sicómoros (cortavam-se os sicómoros para lhes extrair o suco amargo e amarelo e os tornar assim comestíveis para o gado), denuncia violentamente o grande pecado de Israel: a injustiça social, que desfigura a relação com o ser humano, tão grave como o pecado de idolatria, que desfigura a relação com Deus.

O Livro de Amós começa com uma série de sete oráculos «contra as nações» (1, 3 – 2, 5), culminando com um oitavo oráculo contra Israel (2, 6-15). Seguem-se outros oráculos (3, 1 – 6, 14) e visões (7, 1 – 9, 10).

O tom do livro, muito sombrio, só ganha luz no final com uma promessa de salvação e de restauração para a casa de David (9, 11-15).

© Editora Paulus
© Adaptado pelo Laboratório da fé

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LivrosReis_FACEPOST_tema
Tempo Comum,

Primeiro e Segundo Livros dos Reis

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Tempo Comum | Anos Pares

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Durante três semanas, entre a décima e a décima segunda semana dos «anos pares», a liturgia oferece-nos para primeira leitura textos retirados dos Primeiro e Segundo Livros dos Reis: são livros que enquanto narram a experiência histórica da monarquia, interpretam-na com a inteligência do profeta, ou seja, perscrutando as trajetórias de morte ou de vida ocultas, mais ou menos conscientemente, nas decisões das pessoas em particular.

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Durante três semanas, entre a décima e a décima segunda semana dos «anos pares», a liturgia oferece-nos para primeira leitura textos retirados dos Primeiro e Segundo Livros dos Reis.

 

Visão de conjunto

À primeira vista não é errado descobrir um caráter histórico nestes Livros, que narram factos e acontecimentos que remontam à época monárquica de Israel.

Existe todavia também uma continuidade narrativa específica e uma coerência de juízo a respeito da monarquia, tanto é verdade que a Bíblia hebraica os considera um só Livro (a divisão em dois Livros remonta à tradução grega dos LXX, seguida pela Vulgata latina) e coloca-os entre os «profetas anteriores» (juntamente com Josué, Juízes e os dois Livros de Samuel), ao passo que a Bíblia católica os chama «históricos».

Por conseguinte, o Primeiro e o Segundo Livro dos Reis são livros que enquanto narram a experiência histórica da monarquia, interpretam-na com a inteligência do profeta, ou seja, perscrutando as trajetórias de morte ou de vida ocultas, mais ou menos conscientemente, nas decisões das pessoas em particular.

Um destaque a esse respeito é dado pela colocação das narrativas acerca dos profetas Elias e Eliseu mesmo no centro dos dois livros, considerados como um só (1Reis 17 – 2Reis 13).

A composição dos Livros dos Reis é guiada pelo juízo de quem escreve (a escola deuteronómica), diligente em sublinhar de cada vez a fidelidade/infidelidade de cada soberano à Lei de Deus (escrita no Livro do Deuteronómio) em todas as expressões do seu governo. Ou então, alterando a perspetiva, são localizadas no comportamento pecaminoso/idólatra de alguns reis e as razões de certos acontecimentos históricos dolorosos, como a queda da Samaria antes, e a destruição do Templo de Jerusalém depois, com a consequente deportação do povo para Babilónia. Isto mostra-se claro ao admitir que o Livro dos Reis tenha sido redigido no tempo do exílio.

Geralmente, o princípio que orienta o juízo do hagiógrafo é o retributivo: quem observa a Lei é recompensado com o bem, quem é infiel à Lei e ao Senhor recebe o castigo.

 

Na liturgia

A leitura litúrgica, enquanto segue a sucessão histórica dos acontecimentos, acentua pelo menos quatro elementos do Primeiro Livro dos Reis.

Antes de mais, a «sabedoria» do rei Salomão, que o soberano pediu ao Senhor no início do seu cargo como o mais precioso de todos os dons, do qual advém qualquer outra riqueza, capacidade e fama (leitura dos capítulos 3, 8, 10).

Em segundo lugar, a armadilha da idolatria, em cujas malhas caiu também o rei sábio perto do fim da sua vida (capítulo 11).

Segue-se o cisma político de Jeroboão I, ou seja, a divisão de Israel em dois reinos, cisma esse que teve grandes implicações religiosas, porque o reino do Norte abandona JHWH e faz dois bezerros de ouro (capítulo 12). Neste pano de fundo idolátrico destaca-se a figura do rei Acab (capítulo 21).

Finalmente é deveras relevante o papel do profetismo com a figura de Elias, sobre a qual a liturgia nos convida a meditar durante sete dias.

Dando continuidade ao Primeiro Livro, a leitura do Segundo Livro dos Reis apresenta o episódio de Eliseu, primeiro como sucessor de Elias (leitura do capítulo 2), depois juntamente com o seu mestre no díptico apresentado no capítulo 48 de Ben Sirá.

Respeitando a composição do Segundo Livro dos Reis, que segue em paralelo a história dos dois reinos divididos, também a liturgia medita desde o princípio a parábola do. reino do Norte, detendo-se sobre a figura do rei Joás (capítulo 11), sobre a morte do profeta Zacarias (extraída do capítulo 24; 2Crónicas) e sobre a queda da Samaria, acontecida em 722 antes de Cristo, por obra dos Assírios (retoma a leitura de 2Reis com os capítulos 17 e 19).

Em seguida recorda a importante reforma religioso-política feita no reino do Sul pelo piedoso rei Josias (capítulo 22), a qual pouco modificou a sorte do povo.

Em 587 antes de Cristo, cerca de dez anos depois do primeiro assédio pelo exército babilónio, que custou o exílio ao rei Joaquim (capítulo 24) depois de tenaz resistência, Jerusalém capitula sob Nabucodonosor. O Templo é incendiado, a cidade destruída, o rei Sedecias brutalmente exilado juntamente com parte da população (capítulo 25).

É intensa e apropriada a escolha de concluir a leitura dos dois Livros dos Reis com uma página do Livro das Lamentações, onde um sobrevivente da catástrofe chora diante das ruínas de Jerusalém.

© Giuseppe di Carlo | Editora Paulus
© Adaptado pelo Laboratório da fé

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2Timoteo_FACEPOST_tema
Tempo Comum,

Segunda Carta a Timóteo

no comment

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Tempo Comum | Anos Pares

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A Segunda Carta a Timóteo é, muito provavelmente, obra de um discípulo de Paulo que, por gratidão e sentido de justiça, atribui ao seu mestre o que escreve, alguns decénios após a morte do Apóstolo. Esta Carta é proposta para os dias feriais (quarta-feira a sábado) da nona semana dos «anos pares».

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A Segunda Carta a Timóteo é, muito provavelmente, obra de um discípulo de Paulo que, por gratidão e sentido de justiça, atribui ao seu mestre o que escreve, alguns decénios após a morte do Apóstolo.

Esta Carta é proposta para os dias feriais (quarta-feira a sábado) da nona semana dos «anos pares».

Quanto ao género literário e conteúdo (mas não quanto à língua e teologia) distingue-se da primeira Carta a Timóteo e da Carta a Tito. Estas expõem, de facto, prescrições eclesiásticas destinadas à organização ministerial das Igrejas, já que transmitem os critérios para a seleção dos candidatos aos vários ministérios de diácono, presbítero e bispo, e para a admissão à ordem das viúvas.

A Segunda Carta a Timóteo, pelo contrário, apresenta-se como testamento de Paulo, um artifício literário utilizado pelo hagiógrafo evidentemente para exortar com mais força e autoridade os seus destinatários.

A forma de testamento aparece particularmente nos versículos em que «Paulo» diz: «Quanto a mim, o meu sangue está para ser derramado em libação […] combati o bom combate […]» (2Timóteo, 4, 6-8).

Mas é testamento também a entrega do «bom depósito da fé» (1, 14). Também o são as previsões obscuras para o futuro (na realidade o presente de quem escreve), acerca da decadência generalizada dos costumes (3, 1-9), a presença de malvados e de impostores (3, 13) e, finalmente, acerca dos mestres do erro que hão de deturpar a sã doutrina para se voltarem para fábulas e mitos (4, 1-4).

E são testamento espiritual as admoestações feitas a Timóteo (e a todos os herdeiros do ministério paulino) para aquelas três previsões: «Tu, porém, conheces de perto as perseguições que sofri» (3, 11); «Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste» (3, 14); «Tu, porém, faz o trabalho de um anunciador do Evangelho» (4, 5).

São testamento também os muitos outros imperativos com os quais o Apóstolo procura fortalecer Timóteo e todos os futuros responsáveis das Igrejas: «Convido-te a reavivar o dom de Deus que está em ti pela imposição das minhas mãos» (1, 6); «Não te envergonhes de dar testemunho de Nosso Senhor» (1, 8); «Toma por modelo as sãs palavras que ouviste de mim» (1, 13); «O que ouviste de mim transmite-o a homens de confiança» (cf. 2, 2); «Lembra-te destas coisas…» (2, 14).

© Giuseppe de Carlo | Editora Paulus
© Adaptado pelo Laboratório da fé

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2Pedro_FACEPOST_tema
Tempo Comum,

Segunda Carta de Pedro

no comment

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Tempo Comum | Anos Pares

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Nos «anos pares», na segunda e terça-feira da nona semana, a liturgia propõe dois textos da Segunda Carta de Pedro (respetivamente o trecho da abertura e o do fecho), nos quais, pondo de lado os tons diretamente polémicos, o autor descreve a beleza da eleição cristã, com os compromissos que dela derivam. É uma Carta muito breve (consta apenas de três capítulos) e, provavelmente, representa um dos últimos documentos do Novo Testamento, acolhido no cânone cerca do século quinto depois de Cristo.

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Nos «anos pares», na nona semana, a liturgia propõe dois escritos neotestamentários: a Segunda Carta de Pedro (segunda-feira e terça-feira) e a Segunda Carta a Timóteo (de quarta-feira a sábado).

A Segunda Carta de Pedro é muito breve (consta apenas de três capítulos) e, provavelmente, representa um dos últimos documentos do Novo Testamento, acolhido no cânone cerca do século quinto depois de Cristo.

Quem escreveu foi, provavelmente, um discípulo de Pedro, que terá vivido entre o final do século primeiro e o começo do século segundo (depois de Cristo), que lhe deu o nome do Apóstolo para conferir autoridade ao que afirma.

Tal como a Carta de Tiago, as Cartas de João, a Carta de Judas e a Primeira Carta de Pedro, a Segunda Carta de Pedro é considerada «católica» enquanto endereçada não a uma Igreja particular, mas a todos os cristãos.

Com tons duros e vocabulário por vezes difícil, manifesta o ímpeto de um anunciador de Cristo, obrigado a assistir à difusão de doutrinas falsas, corruptoras da mensagem evangélica, precisamente no momento em que sente próxima a sua morte (cf. 1, 14), e por isso nota nitidamente que tem pouca margem para intervir. Daqui a urgência e a decisão de escrever uma «carta/testamento» na qual chama a atenção — afim de continuar o seu testemunho — para o núcleo dos seus ensinamentos e dos ensinamentos recebidos dos profetas e dos Apóstolos (cf. 3, 1-2).

As secções centrais da Carta ilustram de perto os termos da questão.

O que preocupa o autor diz respeito, precisamente, à ação dos «falsos mestres», os quais introduzem heresias na comunidade, pregam erros, exploram avidamente os cristãos e vivem na imoralidade (2, 1-22). Mas se a sua condenação é forte e sem meias medidas, e o juízo de Deus é certo, deixa subentendido o conteúdo das suas pregações, que sabe que é conhecido dos seus primeiros destinatários.

Por aquilo que o texto nos deixa entender, conseguimos supor a influência das correntes filosóficas, gnósticas e semelhantes sobre essas pessoas, baseada numa interpretação arbitrária das Escrituras.

Um problema espinhoso diz respeito ao atraso da parusia, de que muitos se aproveitam para enfraquecer a fé dos cristãos, deturpando até o pensamento de Paulo. Sem hesitação o autor assegura que Jesus voltará porque é fiel às Suas promessas (3, 1-10). Legitima esta sua afirmação, e todo o arrazoado da sua Carta, na base de dois elementos: ele foi testemunha ocular da Transfiguração de Cristo, a qual é penhor e antecipação do seu regresso (cf. 1, 6-18); além disso, a Escritura profética tem um carácter inspirado (cf. 1, 21).

Portanto, o testemunho dos Apóstolos por um lado, e a fidelidade à Escritura interpretada à luz do Espírito, e não subjetivamente, por outro, constituem a base do verdadeiro ensinamento, que a comunidade deve escutar.

A liturgia propõe somente dois textos da Carta (respetivamente o trecho da abertura e o do fecho), nos quais, pondo de lado os tons diretamente polémicos, o autor descreve a beleza da eleição cristã, com os compromissos que dela derivam.

© Giuseppe de Carlo | Editora Paulus
© Adaptado pelo Laboratório da fé

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CartaJudas_FACEPOST_tema
Tempo Comum,

Carta de Judas

no comment

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Tempo Comum | Anos Pares

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A Carta de Judas, tão breve que nem precisa de subdivisão em capítulos, é proposta à audição da comunidade no único dia de sábado da oitava semana (anos pares).

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A Carta de Judas, tão breve que nem precisa de subdivisão em capítulos, é proposta à audição da comunidade no único dia de sábado da oitava semana (anos pares).

O tema tratado é só um: o dos mestres do erro, orgulhosos e aduladores, libertinos e escravos das suas paixões, inspiradores e provocadores de divisões na comunidade.

Do documento não se consegue saber muito acerca do ensinamento deles e dos seus procedimentos, porque o autor está sobretudo interessado em demonizá-los, para manter longe deles os seus ouvintes. A Carta nem chega a fornecer quaisquer indicações acerca deles.

Para conseguir o seu intento, «Judas» retrata os mestres do erro com figuras bíblicas: são como a geração do Êxodo que Deus exterminou no deserto; ou como os anjos que pecaram e foram algemados no abismo das trevas; ou como Sodoma e Gomorra, que pelas suas impudicícias se encontram no fogo eterno.

Esses tais, que blasfemam sobre aquilo que ignoram, encontram-se no extremo oposto do arcanjo Miguel o qual, na disputa pela posse do corpo de Moisés, não ousou acusar o demónio com palavras ofensivas, mas entregou a sua causa ao juízo de Deus.

Os mestres do erro encaminharam-se pelas veredas de Caim e provocaram um escândalo como Balaão.

Depois, após os terríveis precedentes bíblicos, o autor continua a descrever os seus adversários com exemplos extraídos da natureza: são como nuvens sem água e árvores sem frutos; como ondas do mar e astros errantes.

A citação tirada do livro apócrifo de Henoc (apresentado como profeta) anuncia o juízo de Deus, e os Apóstolos (cf. 1Timóteo 4, 1) predisseram a vinda desses indivíduos como impostores e vítimas das suas próprias paixões.

É necessário que os crentes se guardem dos ímpios e se mantenham afastados deles, sobretudo os que vacilam, e arranquem das suas mãos os que estão em grande perigo. Quanto a esses, devem ser objeto de compaixão e de vigilância, porque a sua carnalidade é contaminadora.

© Lecionário Comentado | Editora Paulus
© Adaptado pelo Laboratório da fé

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1Pedro_FACEPOST_tema
Liturgia, Tempo Comum,

Primeira Carta de Pedro

no comment

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Tempo Comum | Anos Pares

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O Batismo inspira grande parte do conteúdo e muito do vocabulário da Primeira Carta de Pedro, texto bíblico proposto na primeira leitura de segunda a sexta-feira da oitava semana (anos pares). Há quem considere esta carta como um conjunto de fragmentos de pregações e exortações batismais.

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De segunda a sexta-feira da oitava semana do Tempo Comum (anos pares), a liturgia propõe a leitura semicontínua da Primeira Carta de Pedro.

O Batismo inspira grande parte do seu conteúdo e muito do seu vocabulário, a ponto de induzir os intérpretes a considerar a Carta composta na sua maioria por fragmentos de pregações e exortações batismais (1, 3; 1, 23; 2, 1-2; 3, 21-22).

Essas «homilias» insistem, de facto, na grande dignidade a que o Batismo elevou o ser humano e celebram a obra de Cristo, que operou o nosso resgate com o Seu sangue, fazendo-Se pastor das ovelhas desgarradas (1, 3; 1, 19-21; 2, 21-25; 3, 18-19).

Falam depois da natureza e das características do «Povo de Deus», a comunidade dos crentes à qual se começa a pertencer com o Batismo (2, 4-10), e do abismo que deve separar os batizados da vida precedente, levada no paganismo e «na ignorância» dos dons de Deus (1, 14; 2, 11; 4, 3); a liberdade cristã não é libertinagem (2, 16).

Os neobatizados devem dedicar-se à sua santificação (1, 3-3-17) e também ao testemunho junto dos pagãos, fechando-lhes a boca, com uma conduta de vida irrepreensível (2, 15; cf. também 2, 12; 3, 1; 3, 16).

A vida cristã deve ser orientada para as últimas realidades, porque é tempo de peregrinação (1, 17 e 2, 11).

A Carta é endereçada a cinco regiões da Ásia Menor (ou Anatólia) setentrional e central: o portador deve ter partido do Ponto (no mar Negro), descido à Galácia e à Capadócia (ao centro da Anatólia), voltando para Ocidente, para a província da Ásia, e subindo para Norte em direção à Bitínia (também ela junto do mar Negro, como o Ponto).

Dizendo que escrevia na Babilónia (5, 13), o autor data a sua carta num período sucessivo a 70 depois de Cristo, quando Roma foi chamada «Babilónia» pelo facto de ter destruído o Templo de Jerusalém, precisamente como os babilónios em 586 antes de Cristo. Por conseguinte, o autor é um discípulo que, depois da morte de Pedro {63 depois de Cristo), se sente devedor ao Apóstolo por causa daquilo que escreve.

© Lecionário Comentado | Editora Paulus
© Adaptado pelo Laboratório da fé

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CartaTiago_FACEPOST_tema
Liturgia, Tempo Comum,

Carta de Tiago

no comment

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Tempo Comum | Anos Pares

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Nas semanas sexta e sétima do Tempo Comum a liturgia propõe para primeira leitura dos anos pares a leitura da Carta de Tiago. É obra provavelmente de um judeu convertido ao cristianismo, culto e helenizado que, entre os anos 80 a 100 depois de Cristo, escreve aos cristãos de uma comunidade de língua grega, porventura também eles provenientes do judaísmo.

Neste «ano par» (2016), a segunda parte do Tempo Comum começa na sétima semana, no dia 16 de maio.

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Nas semanas sexta e sétima do Tempo Comum a liturgia propõe para primeira leitura dos anos pares a leitura da Carta de Tiago. É obra provavelmente de um judeu convertido ao cristianismo, culto e helenizado que, entre os anos 80 a 100 depois de Cristo, escreve aos cristãos de uma comunidade de língua grega, porventura também eles provenientes do judaísmo. Oculta-se por detrás do nome de Tiago, conhecido como «Tiago, irmão do Senhor» (cf. Mateus 13, 55; Gálatas 1, 19), chamado «Tiago Menor»: personalidade eminente da comunidade cristã primitiva de Jerusalém (cf. Atos 15, 13; Gálatas 2, 9), morto no ano 62 (ou 66) da era cristã.

Mais do que uma Carta, trata-se — pelo estilo e pelo conteúdo — de uma homilia exortativa ou de uma catequese de tipo moralizante. Servindo-se especialmente da tradição profética (cf. a atenção que se deve dar aos pobres, em 2, 1-9) e da tradição sapiencial (cf. o apelo a dominar a própria língua, em 1, 26; 3, 2b-12), o autor procura responder à permanente tentação de separar as opções da vida quotidiana, da fé e da expressão religiosa.

Definida por Lutero como «carta de palha», porque não enfrenta temas fundamentais da fé, a Carta de Tiago insiste muito, no entanto, sobre um aspeto desde sempre caro ao cristianismo ocidental, ou seja, a relação entre obras e fé, problema tratado também por Paulo (cf. Romanos 3, 21 – 5, 1; Gálatas 2, 16; 3, 1-14) com o qual não há contrastes quanto às linhas de fundo.

Chamados a viver com alegria na prova (1, 1-12) e a perseverar nela (5, 7-11), os cristãos a quem Tiago escreve são convidados a adquirir uma autêntica «sabedoria cristã» (3, 13-18), pondo em prática e não só escutando a Palavra (1, 19-27), vivendo uma fé operosa e coerente (2, 14-26), especialmente para com os pobres (2, 1-13) e nas relações comunitárias (3, 1-12; 4, 1-12).

A conclusão relembra que a oração é a atitude concreta que permite viver com cada vez maior coerência a própria fé (5, 12-20).

© Lecionário comentado | Editora Paulus
© Adaptado pelo Laboratório da fé

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Liturgia, Tempo Comum,

Dias feriais: segunda a sábado

no comment

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A atitude espiritual de todo o Tempo Comum é-nos sugerida pela oração coleta que acompanha a primeira semana: «Atendei, Senhor, as orações do vosso povo: dai-lhe luz para conhecer a vossa vontade e coragem para a cumprir fielmente».

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A segunda parte do «Tempo Comum» — o período entre a segunda-feira a seguir ao Pentecostes e o sábado da trigésima quarta semana (o dia anterior ao primeiro domingo de Advento do novo ano litúrgico) — retoma a dinâmica interrompida para dar lugar à Quaresma e Páscoa. Este ano (2016) recomeça com a sétima semana.

Nos dias feriais (segunda a sábado), a Liturgia organiza-se em dois ciclos: anos pares e anos ímpares, de acordo com a terminação de cada ano; por exemplo: 2016 termina em seis logo trata-se de um «ano par».

A primeira leitura dos «anos pares» começa pelos Livros de Samuel (primeiras quatro semanas) até ao Apocalipse (último livro da Sagrada Escritura). Nesta visão geral, os textos permitem uma visita ao grande panorama da História da Salvação.

Nos «anos pares», como já referimos, as primeiras quatro semanas propõem textos retirados dos Livros de Samuel, juntamente com uma parte do Primeiro Livro dos Reis, que continua na semana seguinte (quinta).

Da sexta à nona semana

A sexta e a sétima semanas contêm a Carta de Tiago, dando lugar, na oitava, à Primeira Carta de Pedro e à Carta de Judas.

Temos, portanto, a proposta de vários livros, nas primeiras semanas. Se a História contida nos Livros de Samuel e dos Reis apresenta as páginas mais características de uma caminhada em que se cruzam os mais variados acontecimentos, sempre narrados como «advertências», as páginas do Novo Testamento permitem entrar em contacto, através das palavras de Tiago, Pedro e Judas, com os conselhos para a vida em Cristo (não esqueçamos que quer a Carta de Tiago, quer a Primeira Carta de Pedro são verdadeiras e autênticas homilias).

A nona semana divide-se entre a Segunda Carta de Pedro (segunda e terça) e a Segunda Carta a Timóteo (quarta a sábado).

Da décima à vigésima semana

Depois, as semanas seguintes trazem textos do Antigo Testamento: três semanas dedicadas aos Livros dos Reis (décima, décima primeira e décima segunda), com um texto do livro das Lamentações no último dia; oito semanas (décima terceira até à vigésima) dedicadas às profecias de Amós, Oseias, Isaías, Miqueias, Jeremias, Naum, Habacuc, Ezequiel.

Os textos dos Livros dos Reis retomados na décima semana, que abrangem um período de quatro séculos, oferecem a história da monarquia de Israel a partir da morte de David até ao exílio na Babilónia. O assunto central é sem dúvida a divisão dos dois reinos (Israel e Judá) e o respetivo desmoronamento. Mas mantém-se vive a esperança ligada a David e à sua descendência, esperança essa que encontrará resposta no Messias.

Da vigésima primeira à vigésima quarta semana

A vigésima primeira semana inaugura os textos paulinos com a Segunda Carta aos Tessalonicenses (segunda a quarta), seguida da Primeira Carta aos Coríntios (desde quinta-feira da vigésima primeira até ao sábado da vigésima quarta semana).

Vigésima quinta e vigésima sexta semana

Os livros sapienciais dos Provérbios (segunda a quarta), Eclesiastes ou Coélet (quinta a sábado) ocupam a vigésima quinta semana, seguindo-se o livro de Job, na vigésima sexta semana.

Da vigésima sétima à trigésima quarta semana

A vigésima sétima semana volta ao Novo Testamento com a Carta aos Gálatas (até à quarta-feira da vigésima oitava semana), seguida da Carta aos Efésios (da quinta-feira da vigésima oitava à quinta-feira da trigésima semana), Carta aos Filipenses (até ao sábado da trigésima primeira semana), Carta a Tito (segunda a quarta da trigésima primeira semana), Carta a Filémon (quinta-feira da trigésima primeira semana).

As três cartas de João são visitadas entre a sexta-feira da trigésima primeira semana e o sábado da trigésima segunda semana.

As duas últimas semanas (trigésima terceira e trigésima quarta) têm uma característica particular, que em sintonia com a escolha feita dos evangelhos, oferece também na primeira leitura textos de natureza escatológica retirados do livro do Apocalipse.

A atitude espiritual de todo o Tempo Comum é-nos sugerida pela oração coleta que acompanha a primeira semana: «Atendei, Senhor, as orações do vosso povo: dai-lhe luz para conhecer a vossa vontade e coragem para a cumprir fielmente».

© Manlio Sodi | Editora Paulus
© Angelo Lameri | Editora Paulus
© Adaptado pelo Laboratório da fé

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